Título: | Motivação para o desempenho ocupacional da pessoa no contexto da terapia ocupacional |
Autor(es): | Tosta, Mateus de Jesus |
Orientador(es): | Meneses, Kátia Vanessa Pinto de |
Assunto: | Motivação (Psicologia) Desempenho ocupacional Terapia ocupacional |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 31-Jan-2022 |
Referência: | TOSTA, Mateus de Jesus. Motivação para o desempenho ocupacional da pessoa no contexto da terapia ocupacional. 2021. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | INTRODUÇÃO: O desempenho ocupacional é uma dimensão importante da
ocupação humana, foco central da terapia ocupacional. Ele pode ser entendido
como todo fazer ou ação humana. Para que este desempenho seja saudável e
satisfatório, é importante que a pessoa esteja motivada. A motivação é a força que
impulsiona a pessoa para a ação direcionada aos seus objetivos, podendo ser essa
motivação intrínseca ou extrínseca. OBJETIVO: Compreender a influência das
teorias da motivação no desenvolvimento dos saberes e práticas da terapia
ocupacional. METODOLOGIA: foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com buscas
no Portal da Biblioteca Virtual da saúde (BVS) e em bibliografia específica de terapia
ocupacional, no idioma português e sem restrições quanto ao período de publicação.
Foram utilizados os termos motivação, desempenho ocupacional e terapia
ocupacional. Realizou-se a análise dos dados obtidos por meio da análise temática.
RESULTADOS: foram selecionadas oito teorias por se apresentarem como as mais
relevantes, sendo que, algumas delas são de possível aplicação no contexto da
terapia ocupacional. Não foi encontrada uma teoria motivacional específica de
Terapia Ocupacional, porém o tema da motivação para o desempenho ocupacional
foi encontrado na Teoria Occupational Perspective of Health e Modelo da Ocupação
Humana. A teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow e Logoterapia
apresentaram aplicabilidade no contexto da terapia ocupacional. CONSIDERAÇÕES
FINAIS: Por meio deste estudo foi possível compreender a influência da motivação
no desempenho ocupacional da pessoa, bem como identificar as principais teorias
da motivação e como essas teorias se relacionam com a prática da terapia
ocupacional. Percebe-se a necessidade de mais estudos sobre o tema motivação e
desempenho ocupacional, tendo em vista que o que realmente importa no contexto
da terapia ocupacional não é o fazer em si mesmo, mas o motivo por trás desse
fazer. |
Abstract: | INTRODUCTION: Occupational performance is an important dimension of human
occupation, a central focus of occupational therapy. It can be understood as any
human action or action. For this performance to be healthy and satisfying, it is
important that the person is motivated. Motivation is the force that impels the person
to the action directed towards their goals, which can be this intrinsic or extrinsic
motivation. OBJECTIVE: To understand the influence of motivation theories on the
development of occupational therapy knowledge and practices. METHODOLOGY: a
bibliographic search was carried out, with searches on the Virtual Health Library
(VHL) Portal and on specific bibliography of occupational therapy, in Portuguese and
without restrictions on the period of publication. The terms motivation, occupational
performance and occupational therapy were used. The analysis of the data obtained
by means of the thematic analysis was carried out. RESULTS: Eight theories were
selected for presenting themselves as the most relevant, some of which are possible
to be applied in the context of occupational therapy. A specific motivational theory of
Occupational Therapy was not found, but the theme of motivation for occupational
performance was found in the Theory Occupational Perspective of Health and Model
of Human Occupation. The theory of Maslow's Hierarchy of needs and Logotherapy
showed applicability in the context of occupational therapy. FINAL
CONSIDERATIONS: Through this study it was possible to understand the influence
of motivation on the person's occupational performance, as well as to identify the
main theories of motivation and how these theories are related to the practice of
occupational therapy. There is a need for further studies on the topic of motivation
and occupational performance, considering that what really matters in the context of
occupational therapy is not doing it in itself, but the reason behind doing it. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.