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dc.contributor.advisorMeneses, Kátia Vanessa Pinto de-
dc.contributor.authorTosta, Mateus de Jesus-
dc.identifier.citationTOSTA, Mateus de Jesus. Motivação para o desempenho ocupacional da pessoa no contexto da terapia ocupacional. 2021. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2021.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O desempenho ocupacional é uma dimensão importante da ocupação humana, foco central da terapia ocupacional. Ele pode ser entendido como todo fazer ou ação humana. Para que este desempenho seja saudável e satisfatório, é importante que a pessoa esteja motivada. A motivação é a força que impulsiona a pessoa para a ação direcionada aos seus objetivos, podendo ser essa motivação intrínseca ou extrínseca. OBJETIVO: Compreender a influência das teorias da motivação no desenvolvimento dos saberes e práticas da terapia ocupacional. METODOLOGIA: foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com buscas no Portal da Biblioteca Virtual da saúde (BVS) e em bibliografia específica de terapia ocupacional, no idioma português e sem restrições quanto ao período de publicação. Foram utilizados os termos motivação, desempenho ocupacional e terapia ocupacional. Realizou-se a análise dos dados obtidos por meio da análise temática. RESULTADOS: foram selecionadas oito teorias por se apresentarem como as mais relevantes, sendo que, algumas delas são de possível aplicação no contexto da terapia ocupacional. Não foi encontrada uma teoria motivacional específica de Terapia Ocupacional, porém o tema da motivação para o desempenho ocupacional foi encontrado na Teoria Occupational Perspective of Health e Modelo da Ocupação Humana. A teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow e Logoterapia apresentaram aplicabilidade no contexto da terapia ocupacional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio deste estudo foi possível compreender a influência da motivação no desempenho ocupacional da pessoa, bem como identificar as principais teorias da motivação e como essas teorias se relacionam com a prática da terapia ocupacional. Percebe-se a necessidade de mais estudos sobre o tema motivação e desempenho ocupacional, tendo em vista que o que realmente importa no contexto da terapia ocupacional não é o fazer em si mesmo, mas o motivo por trás desse fazer.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMotivação (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordDesempenho ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordTerapia ocupacionalpt_BR
dc.titleMotivação para o desempenho ocupacional da pessoa no contexto da terapia ocupacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-31T15:43:24Z-
dc.date.available2022-01-31T15:43:24Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29729-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1INTRODUCTION: Occupational performance is an important dimension of human occupation, a central focus of occupational therapy. It can be understood as any human action or action. For this performance to be healthy and satisfying, it is important that the person is motivated. Motivation is the force that impels the person to the action directed towards their goals, which can be this intrinsic or extrinsic motivation. OBJECTIVE: To understand the influence of motivation theories on the development of occupational therapy knowledge and practices. METHODOLOGY: a bibliographic search was carried out, with searches on the Virtual Health Library (VHL) Portal and on specific bibliography of occupational therapy, in Portuguese and without restrictions on the period of publication. The terms motivation, occupational performance and occupational therapy were used. The analysis of the data obtained by means of the thematic analysis was carried out. RESULTS: Eight theories were selected for presenting themselves as the most relevant, some of which are possible to be applied in the context of occupational therapy. A specific motivational theory of Occupational Therapy was not found, but the theme of motivation for occupational performance was found in the Theory Occupational Perspective of Health and Model of Human Occupation. The theory of Maslow's Hierarchy of needs and Logotherapy showed applicability in the context of occupational therapy. FINAL CONSIDERATIONS: Through this study it was possible to understand the influence of motivation on the person's occupational performance, as well as to identify the main theories of motivation and how these theories are related to the practice of occupational therapy. There is a need for further studies on the topic of motivation and occupational performance, considering that what really matters in the context of occupational therapy is not doing it in itself, but the reason behind doing it.pt_BR
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