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dc.contributor.advisorAlves, Caroline de Oliveira-
dc.contributor.authorSousa, Hillary Pereira Marinho de-
dc.identifier.citationSOUSA, Hillary Pereira Marinho de. A atuação da terapia ocupacional na UTI neonatal: uma revisão narrativa. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO recém-nascido internado em UTI é um bebê que precisa de cuidados além do esperado, portanto são desenvolvidas técnicas/tecnologias que buscam a recuperação. A terapia ocupacional se insere nesse contexto de forma a ampliar o cuidado, com foco no recém-nascido, as mães/família e equipe por meio de intervenções individuais e grupais. Objetivo: O objetivo deste trabalho é descrever a atuação da terapia ocupacional na UTI neonatal. Metodologia: É apresentada nesta pesquisa a revisão narrativa realizada nas bases de dados BVS, Pubmed, Revisbrato e Cadernos de Terapia Ocupacional. Resultados: Foram encontrados 25 artigos que abordavam a terapia ocupacional na UTIN que apresentavam a atuação da terapia ocupacional abordando atuações voltadas ao neonato, à relação neonato-mãe, à mãe, à família e à tríade neonato-mãe-família. Conclusão: A partir da pesquisa de literatura foi possível definir as atuações : na teoria síncrono-ativa, saúde mental, no posicionamento, uso de órteses e tecnologias assistivas, desempenho ocupacional, junto à alimentação, utilizando grupos, em ocupações centradas na família, atuação centrada na família, educação parental, os conhecimentos necessários à terapia ocupacional, áreas de atuação/ intervenção e o papel do terapeuta ocupacional de forma geral e estimulação sensorial. Apesar de existirem poucos estudos, principalmente publicados no Brasil o que traz à tona a necessidade de incentivo à pesquisas na área.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordUnidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)pt_BR
dc.subject.keywordMãespt_BR
dc.subject.keywordRecém-nascidos - assistência hospitalarpt_BR
dc.titleA atuação da terapia ocupacional na UTI neonatal : uma revisão narrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-31T15:35:09Z-
dc.date.available2022-01-31T15:35:09Z-
dc.date.submitted2021-05-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29727-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The newborn in the ICU is a baby who needs care beyond what is expected, so techniques/technologies are developed that seek recovery. Occupational therapy are inserted in this context in order to extend the care, focusing on the newborn, the mothers/family and the staff through individual and group interventions. Objective: The aim of this study is to describe the work of occupational therapy in the neonatal ICU. Methodology: This research presents a narrative review carried out in the databases BVS, Pubmed, Revisbrato and Cadernos de Terapia Ocupacional. Results: Twenty-five articles were found that addressed occupational therapy in the NICU. These articles presented the work of occupational therapy addressing the neonate, the neonate-mother relationship, the mother, the family and the neonate-mother-family triad. Conclusion: From the literature survey it was possible to define the performances: in the synactive theory, mental health, positioning, use of orthoses and assistive technologies, occupational performance, with feeding, using groups, in family-centered occupations, family-centered performance, parental education, the knowledge needed for occupational therapists, performances/intervention areas and the role of the occupational therapist in general and sensorial stimulation. Although there are few studies, especially published in Brazil, which brings up the need to encourage research in the area.pt_BR
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