Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EmilenyCarvalhodeSaAraujo.pdf496,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorChamon, Jean Marcel-
dc.contributor.authorAraújo, Emileny Carvalho de Sá-
dc.identifier.citationARAÚJO, Emileny Carvalho de Sá. O modelo de gestão de desempenho adotado pelo Banco do Brasil: como o sistema adotado pode melhorar o desempenho e o desenvolvimento profissional de seus funcionários? 2011. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração à Distância, 2011.en
dc.description.abstractEste trabalho consiste em avaliar a influência do modelo de Gestão de Desempenho por Competências adotado pelo BB no desempenho e desenvolvimento profissional dos funcionários e o grau de satisfação dos funcionários em relação ao modelo de gestão adotado. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, e utilizou-se de questionário estruturado com questões fechadas para a coleta de dados primários quantitativos e qualitativos. A população foi constituída por 10 (dez) funcionários do Banco do Brasil da Agência Estilo Natal, lotados na plataforma da Agência Rio Branco. O estudo se inicia, com breves considerações acerca da noção de competências, Gestão de Desempenho e Gestão de Desempenho por Competências, com reflexões sobre suas definições, tendo por base a influência de diversos autores que se empenham para a consolidação dos conceitos de competências. Nessa esteira foi visto a relação entre a Gestão por Competências e a Gestão de Desempenho e a evolução, definição e caracterização da Gestão de Desempenho por Competências no Banco do Brasil, além de descrever o sistema GDP por Competências do BB. Os resultados mostram, de forma geral, ser positiva a percepção dos respondentes da pesquisa, sobre a influência do modelo de Gestão por Competências adotado pelo Banco, que consideraram um instrumento importante para a avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional dos funcionários. Dentro do universo pesquisado, 50% dos respondentes concordaram que houve grandes mudanças após a implantação do modelo, e 60% concordaram que o sistema influenciou positivamente na capacitação e ascensão profissional. Contudo o estudo indica que a maioria (40%) dos respondentes discorda que o instrumento possibilita que sejam percebidos o entusiasmo, a colaboração e dedicação dos funcionários ao seu trabalho, e 60% dos respondentes não estão satisfeitos com o modelo de gestão adotado. Concluindo, observou-se que a Gestão de Desempenho por Competências veio para ficar, pois se entende que o funcionário que possuir mais competências agrega mais valor para si e mais resultados à organização e, por outro lado a empresa tem interesse de fomentar um aperfeiçoamento contínuo e permanente de seus profissionais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGestão por competênciasen
dc.subject.keywordBanco do Brasil - gestão de desempenho por competênciasen
dc.subject.keywordDesenvolvimento profissionalen
dc.titleO modelo de gestão de desempenho adotado pelo Banco do Brasil : como o sistema adotado pode melhorar o desempenho e o desenvolvimento profissional de seus funcionários?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-02-24T12:44:31Z-
dc.date.available2012-02-24T12:44:31Z-
dc.date.issued2012-02-24T12:44:31Z-
dc.date.submitted2011-11-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2970-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons