Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EmilenyCarvalhodeSaAraujo.pdf496,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O modelo de gestão de desempenho adotado pelo Banco do Brasil : como o sistema adotado pode melhorar o desempenho e o desenvolvimento profissional de seus funcionários?
Autor(es): Araújo, Emileny Carvalho de Sá
Orientador(es): Chamon, Jean Marcel
Assunto: Gestão por competências
Banco do Brasil - gestão de desempenho por competências
Desenvolvimento profissional
Data de apresentação: 26-Nov-2011
Data de publicação: 24-Fev-2012
Referência: ARAÚJO, Emileny Carvalho de Sá. O modelo de gestão de desempenho adotado pelo Banco do Brasil: como o sistema adotado pode melhorar o desempenho e o desenvolvimento profissional de seus funcionários? 2011. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho consiste em avaliar a influência do modelo de Gestão de Desempenho por Competências adotado pelo BB no desempenho e desenvolvimento profissional dos funcionários e o grau de satisfação dos funcionários em relação ao modelo de gestão adotado. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, e utilizou-se de questionário estruturado com questões fechadas para a coleta de dados primários quantitativos e qualitativos. A população foi constituída por 10 (dez) funcionários do Banco do Brasil da Agência Estilo Natal, lotados na plataforma da Agência Rio Branco. O estudo se inicia, com breves considerações acerca da noção de competências, Gestão de Desempenho e Gestão de Desempenho por Competências, com reflexões sobre suas definições, tendo por base a influência de diversos autores que se empenham para a consolidação dos conceitos de competências. Nessa esteira foi visto a relação entre a Gestão por Competências e a Gestão de Desempenho e a evolução, definição e caracterização da Gestão de Desempenho por Competências no Banco do Brasil, além de descrever o sistema GDP por Competências do BB. Os resultados mostram, de forma geral, ser positiva a percepção dos respondentes da pesquisa, sobre a influência do modelo de Gestão por Competências adotado pelo Banco, que consideraram um instrumento importante para a avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional dos funcionários. Dentro do universo pesquisado, 50% dos respondentes concordaram que houve grandes mudanças após a implantação do modelo, e 60% concordaram que o sistema influenciou positivamente na capacitação e ascensão profissional. Contudo o estudo indica que a maioria (40%) dos respondentes discorda que o instrumento possibilita que sejam percebidos o entusiasmo, a colaboração e dedicação dos funcionários ao seu trabalho, e 60% dos respondentes não estão satisfeitos com o modelo de gestão adotado. Concluindo, observou-se que a Gestão de Desempenho por Competências veio para ficar, pois se entende que o funcionário que possuir mais competências agrega mais valor para si e mais resultados à organização e, por outro lado a empresa tem interesse de fomentar um aperfeiçoamento contínuo e permanente de seus profissionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração à Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons