Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielaLimaTunes_tcc.pdf558,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A vida digital dos pets : comunicação e sociabilidade em perfis de cães de estimação no Instagram
Autor(es): Tunes, Gabriela Lima
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Animais de estimação
Animais domésticos
Redes sociais
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Cão
Instagram (Rede social on-line)
Influenciadores digitais
Data de apresentação: 18-Mai-2021
Data de publicação: 12-Jan-2022
Referência: TUNES, Gabriela Lima. A vida digital dos pets: comunicação e sociabilidade em perfis de cães de estimação no Instagram. UnB. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este artigo investiga as relações entre seres humanos e cachorros nas redes sociais virtuais, particularmente no aplicativo Instagram. O objetivo é compreender como hoje em dia os bichos estão cada vez mais próximos das pessoas, a ponto de serem considerados membros da família, sendo muitas vezes tratados como filhos. Muitos cães possuem nomes de pessoas, usam roupas, têm carteira de identidade e perfil em redes sociais. Discutimos aqui a construção social desse fenômeno, compreendendo que essas relações se constituem tanto como herança de anos de domesticação animal quanto em função de contextos culturais contemporâneos específicos. Por meio da análise de três perfis de cães brasileiros no Instagram e de entrevistas com seus tutores, problematizamos a relação entre tutores e pets, discutindo os significados simbólicos dessas relações a partir das postagens na rede social.
Abstract: This article investigates the relationships between humans and dogs on virtual social networks, particularly on the Instagram app. The goal is to understand how animals are nowadays closer to people, to the point of being considered members of the family, being often treated as children. Many dogs have people's names, wear clothes, have identity cards and social media profiles. We discuss here the social construction of this phenomenon, understanding that these relationships are constituted both as an inheritance from years of animal domestication and as a function of specific contemporary cultural contexts. Through the analysis of three Instagram profiles of Brazilian dogs and an interview with the guardians, we problematize the relationship between guardians and pets, discussing the symbolic meanings of these relationships from the posts on the network Social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.