Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Karini Borges dos | - |
dc.contributor.author | Moraes, Gabriela da Silva | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Gabriela da Silva. Natação infantil: a importância da avaliação no processo ensino aprendizagem. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A natação infantil cada dia mais tem se mostrado como uma pratica importante não
apenas para o bem estar físico, mas também para o desenvolvimento como um todo
da criança. Prezar pela segurança da criança, incentivar a vivência de um esporte,
saúde e qualidade de vida são alguns dos motivos que levam os pais a matricularem
seus filhos nas aulas. Levando em conta esses aspectos, a primeira fase da natação
é a ambientação aquática, em que o aluno desenvolve noções básicas no ambiente
aquático como a respiração, flutuação, equilíbrio e propulsão. Desta forma, para
proporcionar esta progressão seria adequado ao professor incluir no seu
planejamento procedimentos avaliativos respaldados, na medida do possível, por um
referencial teórico. Perante o exposto este estudo se propos a analisar a apropriação
dos profissionais da área de natação infantil acerca dos testes de ambientação no
meio líquido. A metodologia deste trabalho foi realizada por meio de estudo de
campo através de entrevistas por vídeo-chamada com professores e estagiários
atuantes na natação infantil. Os resultados obtidos possibilitaram discutir sobre
quatro pontos: o procedimento das avaliações iniciais e de nivelamento, a
frequência entre os testes e a elaboração dos mesmos; carência do referencial
teórico e escassez de estudos com esta temática de avaliações na adaptação
aquática; o reconhecimento por parte dos entrevistados quanto a relevência da
apropriação de testes avaliativos para o processo ensino aprendizagem; e a
metodologia desenvolvida, em sua maioria pelos próprios professores e instituições.
Os entrevistados demonstraram ser importante avaliar seus alunos de forma inicial,
através da avaliação diagnóstica, e do processo mesmo com a finalidade de passalo para o próximo nível. Na natação existe uma lacuna no âmbito científico sobre a
metodologia e as avaliações na fase de ambientação aquática.Conclui-se que por
esta razão os profissionais não dispõem de muitos modelos para se basearem e
acabam por desenvolver seus próprios métodos e avaliações, o que por uma lado
demonstra a importância do conhecimento empírico e por outro a necessidade de
uma maior disposição de material científico para fundamentar a prática profissional
em relação a avaliação da ambientação aquática na natação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Natação para crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esportes aquáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esportes para crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bem-estar social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Natação infantil : a importância da avaliação no processo ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T12:01:10Z | - |
dc.date.available | 2022-01-06T12:01:10Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29654 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Children's swimming is increasingly becoming an interesting practice not only for
physical well-being but also for the child's development as a whole. To care for the
child's safety, to encourage the experience of a sport, health, and quality of life are
some reasons that lead parents to enroll their children in the classes. Taking these
aspects into account, the first phase of swimming is the aquatic ambiance, in which
the student develops basic notions of the aquatic environment such as breathing,
floating, balance, and propulsion. Thus, to provide this progression, it would be
appropriate for the teacher to include in his/her planning evaluation procedures
supported, as much as possible, by theoretical references. Because of the above,
this study aimed to analyze the appropriateness of professionals in the area of
children's swimming about the adaptation tests in the liquid environment. The
methodology of this work was carried out through a field study and video call
interviews with teachers and trainees who work in children's swimming. The results
obtained allowed a discussion about five points: the procedure of the initial and
leveling evaluations, the frequency between tests and their elaboration; the lack of
theoretical reference and the scarcity of studies with this theme of evaluations in
aquatic adaptation; the recognition by the interviewees about the relevance of the
appropriation of evaluative tests for the teaching-learning process; and the
methodology developed, mostly by the teachers and institutions themselves. The
interviewees demonstrated that it is important to evaluate their students initially,
through diagnostic evaluation, and the process itself with the purpose of taking them
to the next level. In swimming, there is a gap in the scientific field about the
methodology and evaluations in the aquatic adaptation phase, as it emphasizes the
learning of swimming styles aiming at high sport performance. It is concluded that for
this reason, the professionals do not have many models to base themselves on and
end up developing their own methods and evaluations which on the one hand
demonstrates the importance of empirical knowledge and on the other the need for a
greater disposition of scientific material to support professional practice in relation to
the evaluation of aquatic environment in swimming. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|