Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29626
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IgorAlexanderGalvaoQuaresma_tcc.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de modelo de otimização para distribuição de água por meio de carros-pipa com a construção de novas estações de tratamento de água
Autor(es): Quaresma, Igor Alexander Galvão
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Água - distribuição
Operação Carro-Pipa (OCP)
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 4-Jan-2022
Referência: QUARESMA, Igor Alexander Galvão. Desenvolvimento de modelo de otimização para distribuição de água por meio de carros-pipa com a construção de novas estações de tratamento de água. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A região Nordeste do Brasil sempre apresentou períodos de seca em sua história. Com o objetivo de mitigar os efeitos da seca na região o governo federal criou o programa Operação Carro-Pipa (OCP) para fornecer água a famílias em situação de elevada vulnerabilidade hídrica. Implementou-se nesse trabalho um modelo de otimização de rotas para os veículos utilizados na OCP considerando a inclusão de estações de tratamento de água ao modelo que anteriormente contava apenas com mananciais e prefeituras administrativas. Visando com isso uma redução dos investimentos consumidos e uma melhora da qualidade da água disponibilizada as famílias beneficiadas pelo programa. O modelo desenvolvido considera diferentes localizações para instalação das estações de tratamento de água e diferentes capacidades de oferta para essas estações. Desenvolveu-se o modelo de programação linear inteira na linguagem Python utilizando como base matrizes de distâncias e melhores localizações obtidas por meio da ferramenta weighted overlay e do módulo network analyst do sistema de informação geográfica ArcGIS. Obteve-se uma economia dos custos gerados pelo programa e a instalação das estações de tratamento de água se mostrou favorável após utilização de métodos de viabilidade financeira como o payback e o valor presente líquido.
Abstract: The Brazilian Northeast has always experienced periods of drought in its history. To mitigate the effects of drought in the region, the federal government has created the Water Truck Operation to supply water to families in a vulnerable hydric situation. This work aims at implementing an optimization model to the state of Ceará, decreasing the costs of the routing of vehicles used in the water truck operation while considering the construction of new Water Treatment Stations (WTS) to a previous model that considered only non- treated water supply points. The mathematical model is formulated with integer programming and it contemplates WTS in different locations with distinct supply capacities. The model was developed using Python programming language while its inputs were major done by the geographic information system ArcGIS, specifically the network analyst module and the weighted overlay tool. An economy of resources was obtained, and water treatment stations construction showed to be economic viable after using the payback and net present value methods.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.