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dc.contributor.advisorGarcia, Reinaldo Crispiniano-
dc.contributor.authorQuaresma, Igor Alexander Galvão-
dc.identifier.citationQUARESMA, Igor Alexander Galvão. Desenvolvimento de modelo de otimização para distribuição de água por meio de carros-pipa com a construção de novas estações de tratamento de água. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA região Nordeste do Brasil sempre apresentou períodos de seca em sua história. Com o objetivo de mitigar os efeitos da seca na região o governo federal criou o programa Operação Carro-Pipa (OCP) para fornecer água a famílias em situação de elevada vulnerabilidade hídrica. Implementou-se nesse trabalho um modelo de otimização de rotas para os veículos utilizados na OCP considerando a inclusão de estações de tratamento de água ao modelo que anteriormente contava apenas com mananciais e prefeituras administrativas. Visando com isso uma redução dos investimentos consumidos e uma melhora da qualidade da água disponibilizada as famílias beneficiadas pelo programa. O modelo desenvolvido considera diferentes localizações para instalação das estações de tratamento de água e diferentes capacidades de oferta para essas estações. Desenvolveu-se o modelo de programação linear inteira na linguagem Python utilizando como base matrizes de distâncias e melhores localizações obtidas por meio da ferramenta weighted overlay e do módulo network analyst do sistema de informação geográfica ArcGIS. Obteve-se uma economia dos custos gerados pelo programa e a instalação das estações de tratamento de água se mostrou favorável após utilização de métodos de viabilidade financeira como o payback e o valor presente líquido.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordÁgua - distribuiçãopt_BR
dc.subject.keywordOperação Carro-Pipa (OCP)pt_BR
dc.subject.keywordSistema de Informação Geográfica (SIG)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de modelo de otimização para distribuição de água por meio de carros-pipa com a construção de novas estações de tratamento de águapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-04T17:15:57Z-
dc.date.available2022-01-04T17:15:57Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29626-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Brazilian Northeast has always experienced periods of drought in its history. To mitigate the effects of drought in the region, the federal government has created the Water Truck Operation to supply water to families in a vulnerable hydric situation. This work aims at implementing an optimization model to the state of Ceará, decreasing the costs of the routing of vehicles used in the water truck operation while considering the construction of new Water Treatment Stations (WTS) to a previous model that considered only non- treated water supply points. The mathematical model is formulated with integer programming and it contemplates WTS in different locations with distinct supply capacities. The model was developed using Python programming language while its inputs were major done by the geographic information system ArcGIS, specifically the network analyst module and the weighted overlay tool. An economy of resources was obtained, and water treatment stations construction showed to be economic viable after using the payback and net present value methods.pt_BR
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