Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MariaDaGuiaCarolinaRibeiro_tcc.pdf3,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre o processo criativo e o espetáculo : a importância sublime do silêncio e da escuta
Autor(es): Ribeiro, Maria da Guia Carolina Rodrigues
Orientador(es): Castro, Rita de Cássia de Almeida
Assunto: Atores - prática profissional
Atores - formação
Processo colaborativo
Grupos de trabalho
Artes cênicas - representação teatral
Artes cênicas
Processo criativo
Data de apresentação: 29-Mai-2020
Data de publicação: 3-Jan-2022
Referência: RIBEIRO, Maria da Guia Carolina Rodrigues. Entre o processo criativo e o espetáculo: a importância sublime do silêncio e da escuta. 2020. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa é o resultado de uma investigação sobre a importância de processos colaborativos para a formação de atrizes e atores. O trabalho divide-se em duas vertentes: uma de estudo sobre processos de criação em grupo, com foco em processos colaborativos e outra sobre as experiências desta pesquisadora nas duas últimas disciplinas de formação do curso em Interpretação Teatral. Após uma discussão sobre criações artísticas em grupo sob o olhar da professora Cecília Almeida Salles e sobre processos colaborativos no Teatro sob a perspectiva de grandes referências teatrais, como Adélia Nicolete, Antônio Araújo, Stela Fischer e Rafael Ary, para associar às minhas experiências no fim da minha formação em Interpretação Teatral na Universidade de Brasília em dois processos de grupo. Ao afirmar a dimensão positiva de processos colaborativos para a formação de artistas da cena, identifica-se a importância sublime da escuta para trabalhos em coletivo, em qualquer formato.
Abstract: This research is the result of an investigation into the importance of collaborative processes for the formation of actresses and actors. The work is divided into two aspects: one on the study of group creation processes, focusing on collaborative processes and the other on the experiences of this researcher in the last two training disciplines of the course in Theater Interpretation. After a discussion about artistic group creations under the eyes of Professor Cecília Almeida Salles and about collaborative processes in the Theater from the perspective of great theatrical references, such as Adélia Nicolete, Antônio Araújo, Stela Fischer and Rafael Ary, to associate with my experiences at the end of my training in Theatrical Interpretation at the University of Brasilia in two group processes. By affirming the positive dimension of collaborative processes for the formation of artists in the scene, one identifies the sublime importance of listening for collective work, in any format.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.