Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro, Rita de Cássia de Almeida | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Maria da Guia Carolina Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Maria da Guia Carolina Rodrigues. Entre o processo criativo e o espetáculo: a importância sublime do silêncio e da escuta. 2020. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é o resultado de uma investigação sobre a importância de processos
colaborativos para a formação de atrizes e atores. O trabalho divide-se em duas vertentes:
uma de estudo sobre processos de criação em grupo, com foco em processos colaborativos
e outra sobre as experiências desta pesquisadora nas duas últimas disciplinas de formação
do curso em Interpretação Teatral. Após uma discussão sobre criações artísticas em grupo
sob o olhar da professora Cecília Almeida Salles e sobre processos colaborativos no
Teatro sob a perspectiva de grandes referências teatrais, como Adélia Nicolete, Antônio
Araújo, Stela Fischer e Rafael Ary, para associar às minhas experiências no fim da minha
formação em Interpretação Teatral na Universidade de Brasília em dois processos de
grupo. Ao afirmar a dimensão positiva de processos colaborativos para a formação de
artistas da cena, identifica-se a importância sublime da escuta para trabalhos em coletivo,
em qualquer formato. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atores - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo colaborativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grupos de trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas - representação teatral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo criativo | pt_BR |
dc.title | Entre o processo criativo e o espetáculo : a importância sublime do silêncio e da escuta | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-03T13:44:08Z | - |
dc.date.available | 2022-01-03T13:44:08Z | - |
dc.date.submitted | 2020-05-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29616 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is the result of an investigation into the importance of collaborative
processes for the formation of actresses and actors. The work is divided into two aspects:
one on the study of group creation processes, focusing on collaborative processes and the
other on the experiences of this researcher in the last two training disciplines of the course
in Theater Interpretation. After a discussion about artistic group creations under the eyes
of Professor Cecília Almeida Salles and about collaborative processes in the Theater from
the perspective of great theatrical references, such as Adélia Nicolete, Antônio Araújo,
Stela Fischer and Rafael Ary, to associate with my experiences at the end of my training
in Theatrical Interpretation at the University of Brasilia in two group processes. By
affirming the positive dimension of collaborative processes for the formation of artists in
the scene, one identifies the sublime importance of listening for collective work, in any
format. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas - Interpretação Teatral
|