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Título: | Uso da simulação clínica na área de enfermagem pediátrica : revisão narrativa |
Autor(es): | Rocha, Nayara Pazzi da |
Orientador(es): | Ribeiro, Laiane Medeiros |
Assunto: | Enfermagem - prática Enfermagem pediátrica Treinamento profissional |
Data de apresentação: | 27-Ago-2020 |
Data de publicação: | 31-Dez-2021 |
Referência: | ROCHA, Nayara Pazzi da. Uso da simulação clínica na área de enfermagem pediátrica: revisão narrativa. 2020. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | As metodologias ativas atualmente vêm ganhando espaço no ensino superior na
área da saúde, em especial na enfermagem. Um destes métodos é a simulação clínica. Objetivo:
Avaliar os estudos disponíveis em português na Biblioteca Virtual em Saúde sobre a simulação
em pediatria relacionados a enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da
literatura. Para coleta de dados foi realizada uma busca de periódicos publicados na Biblioteca
Virtual em Saúde sem limitação de anos. Os critérios de elegibilidade foram: artigos publicados
em idioma português, sem limitação de ano e textos completos disponíveis. E os critérios de
exclusão foram: artigos indisponíveis na íntegra e online, monografias, dissertações, teses,
livros, revisões de literatura, manuais e materiais que não estavam relacionados com o tema da
pesquisa. Resultados: Através dos descritores foram encontrados 156 artigos para leitura e
análise dos temas, e utilizando os critérios de exclusão 152 estudos foram excluídos e 4 foram
selecionados, pois estes trabalhavam com a simulação na área pediátrica relacionado à
enfermagem. Nos estudos o uso da simulação clínica mostra-se vantajosa, tanto pelo aumento
do rendimento nos pós testes de cenários simulados, como pelo aumento da autoconfiança e
satisfação dos alunos, também nota-se que produção cientifica relacionada à simulação na
pediatria encontra-se em ascensão e a perspectiva que se têm e que as instituições superiores
adotem cada vez mais o uso dessas metodologias ativas. Conclusão: As metodologias ativas
promovem autoconfiança, autonomia e conhecimento crítico-reflexivo. Dentre essas
metodologias, a simulação clínica é um valioso método para o ensino e treinamento da
enfermagem , porém ainda existem poucos artigos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde
que contenham como foco a simulação pediátrica na enfermagem brasileira. É preciso mais
investimento das universidades em tecnologias para realização de cenários realísticos gerais e
pediátricos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus UnB Ceilândia
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