Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Laiane Medeiros | - |
dc.contributor.author | Rocha, Nayara Pazzi da | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Nayara Pazzi da. Uso da simulação clínica na área de enfermagem pediátrica: revisão narrativa. 2020. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | As metodologias ativas atualmente vêm ganhando espaço no ensino superior na
área da saúde, em especial na enfermagem. Um destes métodos é a simulação clínica. Objetivo:
Avaliar os estudos disponíveis em português na Biblioteca Virtual em Saúde sobre a simulação
em pediatria relacionados a enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da
literatura. Para coleta de dados foi realizada uma busca de periódicos publicados na Biblioteca
Virtual em Saúde sem limitação de anos. Os critérios de elegibilidade foram: artigos publicados
em idioma português, sem limitação de ano e textos completos disponíveis. E os critérios de
exclusão foram: artigos indisponíveis na íntegra e online, monografias, dissertações, teses,
livros, revisões de literatura, manuais e materiais que não estavam relacionados com o tema da
pesquisa. Resultados: Através dos descritores foram encontrados 156 artigos para leitura e
análise dos temas, e utilizando os critérios de exclusão 152 estudos foram excluídos e 4 foram
selecionados, pois estes trabalhavam com a simulação na área pediátrica relacionado à
enfermagem. Nos estudos o uso da simulação clínica mostra-se vantajosa, tanto pelo aumento
do rendimento nos pós testes de cenários simulados, como pelo aumento da autoconfiança e
satisfação dos alunos, também nota-se que produção cientifica relacionada à simulação na
pediatria encontra-se em ascensão e a perspectiva que se têm e que as instituições superiores
adotem cada vez mais o uso dessas metodologias ativas. Conclusão: As metodologias ativas
promovem autoconfiança, autonomia e conhecimento crítico-reflexivo. Dentre essas
metodologias, a simulação clínica é um valioso método para o ensino e treinamento da
enfermagem , porém ainda existem poucos artigos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde
que contenham como foco a simulação pediátrica na enfermagem brasileira. É preciso mais
investimento das universidades em tecnologias para realização de cenários realísticos gerais e
pediátricos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - prática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem pediátrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Treinamento profissional | pt_BR |
dc.title | Uso da simulação clínica na área de enfermagem pediátrica : revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-31T21:21:33Z | - |
dc.date.available | 2021-12-31T21:21:33Z | - |
dc.date.submitted | 2020-08-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29610 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus UnB Ceilândia
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