Título: | Validação de um cenário para simulação clínica : assistência de enfermagem às mulheres em situação de aborto retido no pronto socorro |
Autor(es): | Matos, Mariane Pereira |
Orientador(es): | Schardosim, Juliana Machado |
Assunto: | Aborto Enfermagem - prática Enfermagem obstétrica Enfermeiros - prática profissional Mulheres grávidas - saúde |
Data de apresentação: | 17-Ago-2020 |
Data de publicação: | 31-Dez-2021 |
Referência: | MATOS, Mariane Pereira. Validação de um cenário para simulação clínica : assistência de enfermagem às mulheres em situação de aborto retido no pronto socorro. 2020. 63 f. , il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A maternidade, na maioria das vezes, é um processo natural e uma condição
muito esperada por muitas mulheres, gerando bastante expectativa. Entretanto a gestação é
passível de intercorrências, dentre elas o aborto retido. Este evento, identificado a partir de um
exame físico eficiente associado ao ultrassom, envolve riscos de sofrimento emocional pela
perda de um filho, riscos anestésicos e mecânicos relacionados aos procedimentos de
esvaziamento uterino, quando necessário. Sendo assim, uma formação profissional de
enfermagem de qualidade voltada ao conhecimento técnico, científico e atendimento
humanizado para a prestação destes cuidados, se faz essencial. As estratégias de ensino
evoluem com o passar do tempo e as metodologias ativas de ensino vem ganhando
notoriedade no processo de formação acadêmica e de educação continuada na área da saúde.
A simulação clínica vem se popularizando nos últimos anos como uma metodologia no ensino
em saúde, uma vez que permite ao aluno unir conhecimentos teóricos e práticos, técnicos e
não técnicos, sem estar sob pressão de colocar a vida do paciente em risco. Objetivo: Descrever o processo de elaboração e validação de um cenário parasimulação clínica no ensino de enfermagem sobre assistência às mulheres em situação de abortamento retido. Método: Trata-se de estudo
metodológico, que seguiu as etapas propostaspor Guilbert e Adamson (2016) a partir de recomendações da International NursingAssociation for Clinical Simulation and Learning (INACSL). O se deu em cinco etapas: overview, scenario, scenario design progression, debriefing e assessment. O
estudo foi desenvolvido durante o ano de 2019, sendo a quinta etapa, correspondente à
validação do cenário, ocorrida em 22 de novembro de 2019, no Laboratório de Habilidades e
Simulação do Cuidado (LHSC), da Universidade de Brasília – Faculdade Ceilândia. Para a
realização da validação foram necessários 12 voluntários, sendo quatro para atuarem como
atores no cenário, dois para atuarem como alunos inseridos no cenário, uma docente para
desempenhar o papel de educador na condução do cenário e simulação do debriefing e cinco
profissionais especializados para atuarem como juízes. Os dados correspondentes ao perfil
dos juízes e provenientes do preenchimento da escala likert, para validação do cenário, foram
tabulados em planilha do software Microsoft Excel® versão 2017. Foram calculadas as
frequências absolutas e relativas das variáveis correspondentes ao perfil dos juízes, sendo as
variáveis simétricas expressas em média e desvio padrão, enquanto as assimétricas em
mediana e intervalo interquartil. Para análise da validação do cenário calculou-se as
frequências absolutas e relativas de cada item avaliado e, a seguir, procedeu-se ao cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do coeficiente Kappa. Para considerar o cenário
validado considerou-se um valor mínimo aceitável de 0,75 para o IVC e o Kappa foi avaliado
de acordo com as faixas de valores previstas na literatura. Os aspectos éticos foram
respeitados segundo as normas da resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde. O
projeto teve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ceilândia (CEPFCE) da Universidade de Brasília sob CAAE nº 03107418.5.0000.8093. Resultados: O
cenário obteve IVC de 0,97 representando que os juízes do estudo concordaram em 97% de
suas avaliações, sendo assim considerado validado. O índice de Kappa obtido foi de 0,68 com
IC 95% (0,53 – 0,82), sendo este valor considerado pela literatura como concordância
moderada a boa. Além disso, ao final da simulação houve uma conversa com todos os juízes a
fim de decidir as modificações necessárias para que o cenário ficasse mais real e aplicável ao
ensino. As mudanças incluíram a retirada do objetivo de aprendizagem “Esclarecer ao casal
sobre possibilidades de métodos contraceptivos”, uma vez que se trata de uma conduta
tomada no período pós-abortamento e alta hospitalar, desse modo, não era um assunto
coerente com o conteúdo central do cenário, que enfocava na assistência à mulher durante o
processo de abortamento retido. Outras pequenas sugestões quanto às adequações propostas
para o cenário em virtude da retirada do objetivo foram acatadas. Conclusão: O objetivo do
projeto foi cumprido resultando na validação do cenário simulado elaborado. Entende-se que
inserir cenários simulados como metodologia ativa no ambiente de ensino em saúde, é
devolver à sociedade profissionais melhores qualificados e mais seguros de seus exercícios
profissionais. Sugere-se futuros estudos sobre a simulação, avaliando o impacto desse tipo de
metodologia no exercício profissional de novos enfermeiros, dado ainda pouco explorado no
meio científico. |
Abstract: | Maternity, most of the time, is a natural process. It is a condition that many
women strongly desire, which tends to arouse expectations. However, pregnancy carries risks
of complications such as missed abortions. This event, identified through an ultrasound-like
physical examination, involves, besides emotional struggle caused by the loss of a child,
mechanical and anesthetic risks related to uterine evacuation procedures - if necessary.
Therefore, it is essential to hold professional nursing capacity-building programs focused on
technical, scientific knowledge and humanitarian care when such service is provided. The
teaching methodologies evolve through time, and the active methods have become popular in
the process of academic qualification and continued education in the healthcare sector. The
simulation practice has become common and popular in the last few years as a teaching
method in the healthcare area. It is so, because it provides students with opportunities to
practice theoretical and applied knowledge while not under pressure, and without putting
patients' lives at risk. Objective: To describe the process development and validation of a
scenario for clinical simulation in nursing training programs about assistance to women who
have been through a missed abortion. Method: A methodological study which follows the
stages proposed by Guilbert and Adamson (2016) based on recommendations from the
International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACSL). The
development was carried out in 5 stages: overview, scenario, scenario design progression,
debriefing e assessment. The study was developed throughout the year 2019. The fifth stage,
which corresponds to the scenario validation, took place on the 22nd of November, 2019 at
the Laboratório de Habilidades e Simulação do Cuidado (LHSC), Universidade de Brasília,
Faculdade Ceilândia. 12 volunteers were needed for the validation to take place - four actors,
two volunteers to act as students in the scenario, a professor to play the role of tutor in leading
the scenario and the debriefing simulation and five specialized professionals to act as judges.
The data concerning the judges' profile from the likert scale were tabulated in a Microsoft
Excel® 2017 spreadsheet. Absolute and relative frequencies related to the judges' profiles
were calculated, the symmetrical variables being expressed in average and standard deviation,
whilst the asymmetrical were expressed in median and interquartile intervals. For the
validation analysis, absolute and relative frequencies of each item were calculated and,
subsequently, the calculation of the Índice de Validade de Conteúdo (IVC) - or the
Assessment of Content Veracity and the Kappa coefficient. To consider the assessed scenario,
a minimum acceptable value of 0,75 for the IVC was regarded, and Kappa was assessed according to the range of values envisaged by the literature. The ethical aspects were
respected according to the National Health council standard resolution 466/12. The project
was approved by the Ethics Committee in a research at Faculdade de Ceilândia (CEP-FCE),
University of Brasilia under CAAE number 03107418.5.0000.8093. Results: The scenario
received the IVC of 0,97, which means that the judges agreed in 97% of their evaluations, that
is to say the scenario was considered valid. The Kappa coefficient obtained was 0,68 with IC
95% (0,53 - 0,82). This coefficient is considered average - good by the
literature. Furthermore, by the end of the simulation, there was an appointment with all the
judges with the intent of deciding the necessary changes so that the scenario would become as
real and relevant for learning as possible. The changes included removing the learning
objective "Description and clarification of contraceptive methods for the couple", since it
addresses an action taken in the port-abortion and hospital discharge period. Thus, it was not a
coherent subject that had content central to the scenario or focused on the assistance to
women during the process of missed abortion. Other minor suggestions concerning the
exclusion of learning objectives from the scenario were complied with. Conclusion: The
objective of the project was achieved, which resulted in the validation of the elaborated
simulation scenario. It is understood that inserting simulated scenarios as active methodology
in healthcare schooling and instruction is providing society with better qualified professionals
who are confident in their professional practice. If the impact of such methodology in the
professional practice of new nurses is assessed, future studies about the simulation are
encouraged, a data which has not been explored enough in the scientific world |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020. |
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