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Título: Economia comportamental : o impacto de nudges na escolha dos consumidores em um restaurante à la carte
Autor(es): Bastos, Mateus da Cruz
Orientador(es): Zindel, Márcia Terezinha Longen
Assunto: Nudges
Economia comportamental
Comportamento do consumidor
Hábitos alimentares
Data de apresentação: 3-Mai-2021
Data de publicação: 30-Dez-2021
Referência: BASTOS, Mateus da Cruz. Economia comportamental: o impacto de nudges na escolha dos consumidores em um restaurante à la carte. 2021. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Com o propósito de melhorar escolhas alimentares e ajudar na conscientização da população acerca dos hábitos alimentares, esse trabalho tem como objetivo avaliar o impacto de dois nudges na escolha alimentar de consumidores em um restaurante à la carte. Para a execução do estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca dos temas: Economia Comportamental, Nudge e Food Nudge. Além disso, desenvolveram-se dois nudges, aplicou-lhes em um restaurante e aferiu-se o impacto dessa aplicação. O resultado final do estudo constatou um sucesso no uso da ferramenta de nudges, fazendo com que o número de saladas pedidas no restaurante ultrapasse o número de sobremesas. Concluindo, assim, a eficácia do uso de nudges para ajudar as pessoas a tomarem decisões alimentares mais saudáveis.
Abstract: In order to improve food choices and help raise the population ́s awareness of eating habits, this study aims to assess the impact of two nudges on the food choice of consumers in an à la carte restaurant. For the execution of the study, a bibliographical research was carried out on the themes: Behavioral Economics, Nudge and Food Nudge. In addition, two nudges were developed, applied in a restaurant and the impact of this application was measured. The final result of the study found a success in the use of the nudge tool, causing the number of salads ordered in the restaurant to exceed the number of desserts. In conclusion, thus, the effectiveness of using nudges to help people make healthier food decisions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
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