Título: | Economia comportamental : o impacto de nudges na escolha dos consumidores em um restaurante à la carte |
Autor(es): | Bastos, Mateus da Cruz |
Orientador(es): | Zindel, Márcia Terezinha Longen |
Assunto: | Nudges Economia comportamental Comportamento do consumidor Hábitos alimentares |
Data de apresentação: | 3-Mai-2021 |
Data de publicação: | 30-Dez-2021 |
Referência: | BASTOS, Mateus da Cruz. Economia comportamental: o impacto de nudges na escolha dos consumidores em um restaurante à la carte. 2021. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Com o propósito de melhorar escolhas alimentares e ajudar na conscientização da população
acerca dos hábitos alimentares, esse trabalho tem como objetivo avaliar o impacto de dois
nudges na escolha alimentar de consumidores em um restaurante à la carte. Para a execução do
estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca dos temas: Economia Comportamental,
Nudge e Food Nudge. Além disso, desenvolveram-se dois nudges, aplicou-lhes em um
restaurante e aferiu-se o impacto dessa aplicação. O resultado final do estudo constatou um
sucesso no uso da ferramenta de nudges, fazendo com que o número de saladas pedidas no
restaurante ultrapasse o número de sobremesas. Concluindo, assim, a eficácia do uso de nudges
para ajudar as pessoas a tomarem decisões alimentares mais saudáveis. |
Abstract: | In order to improve food choices and help raise the population ́s awareness of eating habits, this
study aims to assess the impact of two nudges on the food choice of consumers in an à la carte
restaurant. For the execution of the study, a bibliographical research was carried out on the
themes: Behavioral Economics, Nudge and Food Nudge. In addition, two nudges were
developed, applied in a restaurant and the impact of this application was measured. The final
result of the study found a success in the use of the nudge tool, causing the number of salads
ordered in the restaurant to exceed the number of desserts. In conclusion, thus, the effectiveness
of using nudges to help people make healthier food decisions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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