Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2959
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GuilhermeAzevedoFerreira.pdf368,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Descrição do comprometimento organizacional no Ministério da Ciência e Tecnologia : análise da secretaria-executiva
Autor(es): Ferreira, Guilherme Azevedo
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Serviço público
Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia
Satisfação no trabalho
Administração de pessoal
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 17-Fev-2012
Referência: FERREIRA, Guilherme Azevedo. Descrição do comprometimento organizacional no Ministério da Ciência e Tecnologia: análise da secretaria-executiva. 2011. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo desta monografia foi descrever o comprometimento organizacional dos colaboradores da Secretaria-Executiva do Ministério da Ciência e Tecnologia e verificar se há relações entre o vínculo empregatício desses trabalhadores e o seu comprometimento. Foram considerados três tipos de comprometimento com a organização: afetivo, instrumental e normativo. Desta forma, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, do tipo quantitativa, por meio de um questionário baseado no modelo de Meyer e Allen (1991). Os três tipos de comprometimentos foram comparados com os vínculos empregatícios de servidores, terceirizados e comissionados do Ministério. Participaram da pesquisa 93 funcionários. As respostas foram estudadas de forma agregada e analisada por meio de cálculos estatísticos descritivos, como média, desvio padrão e análise de variância. De acordo com os dados obtidos, constatou-se que o vínculo funcional não afeta significativamente as bases do comprometimento. Os resultados mostraram comprometimento mediano quanto às bases afetiva, instrumental e normativa. Os resultados contribuem para a realização de um diagnóstico na organização abordada. Podem incentivar os gestores organizacionais a discutir práticas e ações que favoreçam o vínculo e identificação do trabalhador com a organização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2959
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons