Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29582
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MatheusFerlinDias_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da taxa de aplicação na pulverização aérea de fungicida sobre a cultura do milho
Autor(es): Dias, Matheus Ferlin
Orientador(es): Correia, Tiago Pereira da Silva
Assunto: Fungicidas
Milho - doenças e pragas
Pulverização
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 30-Dez-2021
Referência: DIAS, Matheus Ferlin. Avaliação da taxa de aplicação na pulverização aérea de fungicida sobre a cultura do milho. 2021. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O milho é uma das principais culturas graniferas produzidos no Brasil, e devido ao clima tropical é frequentemente atacada por doenças fúngicas, sobretudo a partir do estágio de desenvolvimento V3. Uma alternativa de controle é a aplicação de fungicidas sobre a cultura, podendo ser utilizados pulverizador terrestre ou aeronave agrícola, sendo o terrestre improvável em lavouras com estágio de desenvolvimento avançado. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a aplicação de fungicidas na cultura do milho utilizando aeronave agrícola e diferentes taxas de aplicação. O experimento foi realizado à campo na Fazenda Onça, localizada no município de Luziânia - GO. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, sendo três tratamentos constituídos por taxa de aplicação de 10, 20 e 30 L ha-1 de calda. Para cada tratamento foram realizadas nove repetições, distribuídas em faixas de 12 m de largura e 200 m de comprimento. As variáveis avaliadas foram: diâmetro mediano volumétrico de gotas (DMV) em μm, índice SPAN), densidade de gotas sobre o alvo (gotas cm-2 ) e porcentagem de cobertura do alvo. Para tanto foram utilizados papeis hidrosenssíveis para coleta das gotas pulverizadas, posteriormente escaneados e as imagens analisadas por equipamento DropScan® de avaliação de espectro de gotas. Por parcela foram utilizados 18 papeis, dois por haste porta-papel, um na altura de 0,5 m do solo e outro a 1,9 m, dispostas ao longo da faixa de aplicação. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de normalidade e as médias comparadas pelo teste de Tukey (P≤0,05). Para as taxas de aplicação estudadas, a cobertura do alvo com gotas de pulverização e a densidade das gotas foi menor no terço inferior das plantas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.