Título: | Construção e validação de cenários para simulação realística sobre assistência de enfermagem ao trabalho de parto e parto vaginal |
Autor(es): | Araujo, Ana Paula de Freitas |
Orientador(es): | Schardosim, Juliana Machado |
Assunto: | Parto humanizado Parto (Obstetrícia) Enfermagem - assistência Enfermagem - prática Enfermeiros - prática profissional Parto normal |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 30-Dez-2021 |
Referência: | ARAUJO, Ana Paula de Freitas. Construção e validação de cenários para simulação realística sobre assistência de enfermagem ao trabalho de parto e parto vaginal. 2020. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A assistência humanizada durante o trabalho de parto e parto possui um
importante papel na vida das parturientes e dos recém-nascidos. Desde a redução de risco e de
danos para ambos, a assistência humanizada perpassa a segurança, o protagonismo e assegura
todos os direitos às parturientes e suas famílias. Já é sabido que uma experiência de parto
respeitosa interfere no vínculo mãe-bebê e reduz o risco de violência doméstica infantil. A
enfermagem obstétrica luta há décadas pelo resgate de sua atuação na assistência ao parto,
sendo observados importantes progressos no contexto brasileiro nas últimas décadas com
inserção de enfermeiros obstetras atuantes em serviços de saúde públicos e privados e ainda
na expansão da procura das famílias por parto domiciliar planejado. Essa expansão da
enfermagem obstétrica tem refletido para a assistência humanizada por parte de outros
profissionais envolvidos na assistência ao parto e vem também desmistificando algumas
questões junto às mulheres, favorecendo seu empoderamento mediante disseminação de
conhecimentos. Neste contexto, o ensino através de simulação realística se torna essencial
para que haja um melhor preparo dos enfermeiros no curso de graduação. Ainda que haja a
necessidade de conhecimento especializado para aqueles que optam por seguir a área da
obstetrícia, os enfermeiros generalistas devem possuir conhecimentos obstétricos para
atuarem em situações que surjam sem que haja um colega especialista para conduzir. A
simulação promove a fixação do conteúdo teórico e exercita na prática em ambiente
controlado habilidades técnicas, postura profissional, raciocínio clínico e respostas ágeis
frente ao caso. Objetivo: Elaborar e validar dois cenários sobre assistência de enfermagem ao
trabalho de parto e parto vaginal para utilização em simulação realística no curso de
graduação em enfermagem. Método: Realizou-se um estudo metodológico, que seguiu as
etapas propostas por Guilbert e Adamson (2016): Overview, Scenario, Scenario Design,
Debriefing e Assessment. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2019, sendo a validação
in loco ocorrida no Laboratório de Habilidades e Simulação do Cuidado (LHSC), da
Universidade de Brasília – Faculdade Ceilândia, no dia 21 de novembro de 2019. Para
realização da simulação foram necessários 15 participantes voluntários, sendo um total de 11
alunos atores (4 atuando como alunos inseridos nos cenários e os demais em papeis previstos
nos cenários) e 4 profissionais no papel de juízes. O corpo de juízes foi o mesmo em ambos
os cenários. A análise de dados foi realizada em planilha de software Microsoft Excel®
versão 2010. A análise dos dados incluiu a estatística descritiva, com distribuição de
frequências das variáveis relacionadas ao perfil dos juízes, sendo as variáveis simétricas expressas em média e desvio padrão e as assimétricas em mediana e intervalo interquartil. A
validação dos cenários ocorreu mediante cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC),
considerando valor mínimo aceitável de 1,00, conforme recomenda a literatura. Os dados
utilizados no cálculo do IVC foram obtidos pelo preenchimento de uma escala likert pelos
juízes durante a validação in loco. A escala Likert possuía 4 alternativas de resposta (1=
Totalmente inadequado; 2= Inadequado, mas pode ser refeito; 3= Adequado com pequenos
ajustes e 4= Totalmente adequado), sendo considerado para o IVC o percentual de respostas 3
e 4 marcadas pelos juízes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da
Faculdade de Ceilândia (CEP-FCE) da Universidade de Brasília sob CAAE nº
03107418.5.0000.8093, respeitando as normas da resolução 466/12, do Conselho Nacional de
Saúde. Resultados: No primeiro cenário, intitulado “Assistência de Enfermagem durante o
trabalho de parto” desenvolve-se a assistência de enfermagem durante o trabalho de parto
apenas, sem que evolua para o período expulsivo. O segundo cenário, intitulado “Assistência
de Enfermagem ao parto vaginal Humanizado” já inicia com a admissão de uma gestante em
período expulsivo, evoluindo para o parto. Neste cenário desenvolve-se com os alunos as
condutas frente à recepção da parturiente e todo auxílio no período expulsivo, recepção do RN
e primeira hora pós-parto.Ambos os cenários obtiveram IVC médio de 1,0. Como adequações
sugeridas pelos juízes, algumas modificações foram feitas pelas pesquisadoras, como a
reclassificação do primeiro cenário em baixa complexidade, além de inclusão e modificação
nas falas dos scripts, materiais e determinação de tempo para algumas etapas do cenário.
Conclusão: Após o desenvolvimento de todas as etapas da validação dos cenários clínicos
conclui-se que os objetivos do estudo foram alcançados. Além da validação dos cenários, o
estudo oportunizou um momento de diálogo e aprendizado entre os membros da comunidade
acadêmica e o corpo de juízes sobre a humanização na assistência ao parto. A partir da
publicação deste trabalho espera-se que os cenários sejam utilizados por docentes, em
diferentes universidades brasileiras, no ensino de graduação em enfermagem, na área de saúde
materno-infantil. Considera-se este como um estudo de grande importância para o ensino em
enfermagem, uma vez que as metodologias ativas estão sendo cada vez mais incentivadas e já
se sabe que são métodos de ensino que possuem inúmeras vantagens. |
Abstract: | Humanized assistance during labor and delivery plays an important role in the
lives of parturients and newborns. Since the reduction of risk and damage for both, humanized
assistance permeates security, protagonism and ensures all rights to parturients and their
families. It is well known that a respectful delivery experience interferes with the motherbaby bond and reduces the risk of domestic violence against children. Obstetric nursing has
been fighting for decades to rescue its performance in childbirth care, with important
advances observed in the Brazilian context in the last decades with the insertion of obstetric
nurses working in public and private health services and in the expansion of the demand of
families for home birth planned. This expansion of obstetric nursing has reflected on
humanized assistance by other professionals involved in childbirth assistance and has also
demystified some issues with women, favoring their empowerment through the dissemination
of knowledge. In this context, teaching through realistic simulation becomes essential for
better preparation of nurses in the undergraduate course. Although there is a need for
specialized knowledge for those who choose to continue in obstetrics, generalist nurses must
have obstetric knowledge to act in situations that arise without having a specialist colleague
who can drive. The simulation promotes the fixation of the theoretical content and exercises
in practice in a controlled environment technical skills, professional posture, clinical
reasoning and agile responses to the case. Objective: To develop and validate two scenarios
on nursing care for labor and vaginal delivery for use in realistic simulation in the
undergraduate nursing course. Method: A methodological study was carried out, which
followed the steps proposed by Guilbert and Adamson (2016): Overview, Scenario, Scenario
Design, Debriefing and Assessment. The study was developed during the year 2019, and the
on-site validation took place at the Laboratory of Skills and Simulation of Care (LHSC), at
the University of Brasília - Faculdade Ceilândia, on November 21, 2019. To perform the
simulation, it was necessary 15 volunteer participants, a total of 11 student actors (4 acting as
students inserted in the scenarios and the others in roles foreseen in the scenarios) and 4
professionals in the role of judges. The body of judges was the same in both scenarios. Data
analysis was performed using a Microsoft Excel® software spreadsheet version 2010. Data
analysis included descriptive statistics, with frequency distribution of variables related to the
profile of the judges, with the symmetric variables being expressed in mean and standard
deviation and the asymmetric variables in median and interquartile range. The scenarios were
validated by calculating the Content Validity Index (CVI), considering a minimum acceptable
value of 1.00, as recommended by the literature. The data used to calculate the CVI were obtained by filling out a likert scale by the judges during on-site validation. The Likert scale
had 4 response alternatives (1 = Totally inadequate; 2 = Inadequate, but it can be redone; 3 =
Adequate with small adjustments and 4 = Totally adequate), considering the CVI the
percentage of responses 3 and 4 marked by judges. The study was approved by the Research
Ethics Committee of the Faculty of Ceilândia (CEP-FCE) of the University of Brasília under
CAAE nº 03107418.5.0000.8093, respecting the rules of resolution 466/12, of the National
Health Council. Results: In the first scenario, entitled “Nursing Assistance During Labor and
Delivery”, nursing assistance develops during labor only, without evolving to the expulsive
period. The second scenario, entitled “Nursing Assistance to Humanized Vaginal Childbirth”,
begins with the admission of a pregnant woman in an expulsive period, evolving to childbirth.
In this scenario, conducts with the students regarding the reception of the parturient and all
assistance in the expulsive period, reception of the NB and the first hour postpartum are
developed. The scenarios obtained a mean CVI of 1.0. As adjustments suggested by the
judges, some modifications were made by the researchers, such as the reclassification of the
first scenario in low complexity, in addition to the inclusion and modification of lines in the
scripts, materials and time determination for some stages of the scenario. Conclusion: After
the development of all stages, it is concluded that the objectives of the study were achieved.
In addition to the validation of the scenarios, the study provided an opportunity for dialogue
and learning between members of the academic community and the body of judges on the
humanization of childbirth care. From the publication of this work, it is expected that the
scenarios will be used by teachers, in different Brazilian universities, in undergraduate
nursing education, in the area of maternal and child health. This is considered a study of great
importance for nursing education, since active methodologies are being increasingly
encouraged and it is already known that they are teaching methods that have numerous
advantages. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus UnB Ceilândia
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