Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29564
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PauloVitorDaCunhaCosta_tcc.pdf338,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Correlação fenotípica entre características agronômicas de maracujazeiro-azedo cultivado em campo no Distrito Federal
Autor(es): Costa, Paulo Vitor da Cunha
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Distrito Federal (DF) - agricultura
Maracujá - melhoramento genético
Correlação fenotípica
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 28-Dez-2021
Referência: COSTA, Paulo Vitor da Cunha. Correlação fenotípica entre características agronômicas de maracujazeiro-azedo cultivado em campo no Distrito Federal. 2021. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O maracujá é uma planta originária da América do Sul, sendo o Brasil maior produtor mundial da fruta. Entender as características agronômicas dessa cultura, e como tais características podem influenciar em outras, pode auxiliar em programas de melhoramento genético de plantas para o desenvolvimento de materiais superiores visando maior produtividade e qualidade por fruto. O objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação fenotípica de características agronômicas visando o desenvolvimento de materiais superiores para programas de melhoramento genético do maracujá, buscando variedades que apresentam maior potencial produtivo. Sendo o maior produtor de maracujá do mundo, o Brasil precisa de alternativas para aumentar sua produção já que sua produtividade por hectare é baixa devido a problemas com tratos culturais e suscetibilidade a doenças e pragas. Corrigindo tais fatores com cultivares melhoradas e híbridas seria possivel mais que dobrar a produtividade por hectare plantado. O campo experimental foi instalado utilizando o delineamento experimental de blocos casualizados com 13 tratamentos, quatro repetições. As plantas foram conduzidas em espaldeira vertical com mourões distanciados em 6,0 m e dois fios de arame liso (no12) a 1,60 m e 2,20 m em relação ao solo, espaçamento de 2,8 m entre linhas e 2 m entre plantas. Foi utilizado sistema de irrigação por gotejamento (3 horas por dia). Trabalhos de pesquisa que visam o entendimento dessas relações são importantes ao bom andamento de programas de melhoramento genético do maracujazeiro. Dessa forma, os resultados encontrados no presente trabalho poderão subsidiar estratégias de seleção do Programa de Melhoramento Genético da FAV/UnB, além de fornecer informações para pesquisa com maracujá para pesquisadores nacionais e internacionais. O presente trabalho demonstrou haver correlação positiva entre as características de número de frutos total, peso de fruto total, número de frutos por hectare e peso de frutos por hectare.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.