Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuisCarlosDeCarvalhoJunior_tcc.pdf4,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Teste rápido de tintura de iodo para identificação de danos em sementes de grão-de-bico (Cicer arietinum L.)
Autor(es): Carvalho Júnior, Luís Carlos de
Orientador(es): Carmona, Ricardo
Coorientador(es): Cruz, José de Oliveira
Assunto: Sementes - qualidade
Grão-de-bico
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 28-Dez-2021
Referência: CARVALHO JÚNIOR, Luís Carlos de. Teste rápido de tintura de iodo para identificação de danos em sementes de grão-de-bico (Cicer arietinum L.). 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O grão-de-bico (Cicer arietinum L.) é cultivado e consumido em todo o mundo. A morfologia das sementes de grão-de-bico favorece a incidência de danos. Atualmente, o teste empregado para a análise de danos em sementes de grão- de-bico é o teste de tetrazólio, porém o período requerido para sua realização pode influenciar diversos estágios da cadeia produtiva. Tendo em vista a necessidade do desenvolvimento de um teste rápido para a avaliação e determinação de danos em suas sementes, o objetivo do presente trabalho foi de avaliar a eficácia de diferentes concentrações e tempo de exposição ao iodo, em solução, na determinação de danos em sementes de grão-de-bico. Na primeira parte foi avaliado o efeito da concentração da tintura de iodo e do tempo de imersão das sementes de um lote de grão-de-bico, em sementes intactas (não danificadas) e em sementes artificialmente danificadas. Foram testadas as concentrações: 5, 10 e 15% (de produto comercial com 2% de iodo); e os tempos: 2,5; 5,0; 10,0; 15,0 e 20,0 minutos. Na segunda parte, em dez lotes de sementes, após avaliar a qualidade fisiológica e física, aplicou-se o teste de iodo na concentração de 10% do produto comercial, por um período de 10 minutos. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, em que os dados foram submetidos à ANOVA, teste de Scott-Knot (5%), análise de regressão, análise multivariada de agrupamento e componentes principais e correlação de Pearson. Concluiu-se que, para aferição do nível de danos em sementes de grão-de-bico (Cicer arietinum L.), é recomendada a realização do teste de iodo com concentração igual a 10% (do produto comercial com concentração de iodo igual a 2%) durante 10 minutos. O teste rápido de tintura de iodo é eficiente na detecção de danos em sementes de grão-de-bico, visto que seus resultados apresentam alta correlação com as ferramentas empregadas previamente para a identificação e determinação desses danos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.