Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29548
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JeffersonGonçalvesTakano_tcc.pdf3,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise para implantação simplificada de service desk utilizando as boas práticas da ITIL
Outros títulos: Analysis for simplified deployment of service desk using ITIL best practices
Autor(es): Takano, Jefferson Gonçalves
Orientador(es): Melo, Laerte Peotta de
Assunto: Tecnologia da informação
Gestão da informação
Serviços de tecnologia da informação
Data de apresentação: 14-Ago-2017
Data de publicação: 27-Dez-2021
Referência: TAKANO, Jefferson Gonçalves. Análise para implantação simplificada de service desk utilizando as boas práticas da ITIL. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As organizações a cada dia tornam-se dependente de soluções, visando agi lidade no processo, segurança na informação e trazendo resultados positivos em re lação ao crescimento organizacional das empresas envolvidas. Neste caso não so mente a organização ganha com essa solução, mas sim clientes e fornecedores, já que desta forma o processo da informação se torna mais rápido e seguro. Entretanto a questão é como fazer com que a área de TI pare de ser um setor de soluções de problemas, para um setor de resultados. Em resposta a essa questão, nesta mono grafia foi criada uma estrutura para o gerenciamento de TI, através do gerenciamen to de serviços utilizando as melhores práticas da ITIL. A partir de então, a TI não é vista somente como um setor de suporte, mas sim como um setor participante da al ta gerência, provendo decisões estratégicas, corporativas e conquistando, cada vez mais, o lugar de assessoria direta dos diretores, enfim, ao lado de quem dirige e as sume responsabilidades dentro das corporações que visam maximizar valores, re dução de custo e praticidade.
Abstract: Every day organizations become dependent on solutions, aiming for agility in the process, information security and bringing positive resuits in reiation to the organ- izationai growth of the companies invoived. In this case not only the organization wins with this solution, but aiso customers and suppiiers, sinoe in this way the infor mation process becomes faster and safer. However the question is how to make the IT area stop being a problem solving sector for a resuits industry. In response to this question, this monograph created a frameworkfor IT management through service management using ITIL best practices. Since then, IT is seen not only as a support sector, but as a sector that participates in top management, providing strategic and corporate decisions and, more and more, conquering the direct advisory position of the directors, in Side of who drives and takes responsibilities within corporations that aim to maximize values, cost reduction and practicality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.08.TCC.29548
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Tecnologia da Informação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.