Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29547
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HezequielBatistaMachado_tcc.pdf8,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão do conhecimento na tecnologia da informação de uma instituição financeira
Outros títulos: Management knowledge in the information technology of a financial institution
Autor(es): Machado, Hezequiel Batista
Orientador(es): Canedo, Edna Dias
Assunto: Tecnologia da informação
Gestão do conhecimento nas organizações
Educação corporativa
Data de apresentação: 3-Ago-2017
Data de publicação: 26-Dez-2021
Referência: MACHADO, Hezequiel Batista. Gestão do conhecimento na tecnologia da informação de uma instituição financeira. 2017. 173 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Trata da aplicação da Gestão do Conhecimento (GC) dentro de uma Instituição Financeira. O universo de investigação é a área de Tecnologia da Informação da mesma. O estudo avança através de uma análise da literatura existente sobre GC, definindo dado, informação e conhecimento, analisando a evolução do tema e diferenciando a Gestão do conhecimento da gestão da informação. Na seqüência o estudo expõe alguns dos principais modelos de GC e evolui definindo a Gestão do capital Intelectual e de competências, além de informar a importância da aprendizagem contínua e da Educação Corporativa. Em seguida é apresentada uma visão geral da Instituição Financeira X e quais mecanismos ela utiliza para aplicar a Gestão do Conhecimento. A pesquisa caracteriza-se como um levantamento, com abordagem quantitativa e emprega a técnica de aplicação de questionário para coleta dos dados. A amostra coletada corresponde a 5.55% do quadro de funcionários da área de Tecnologia da Informação da empresa. Por fim, alguns resultados indicam que existe a necessidade da promoção e discussão constante para que a Gestão do conhecimento tome-se parte da cultura organizacional da Instituição Financeira X. Porém, por meio de suas ações de dísponibilização de ferramentas para a GC, conclui-se que a mesma fomenta as atividades de cfíação, compartilhamento, desenvolvimento, aplicação e uso do conhecimento organizacional.
Abstract: Focuses on the application of Knowtedge Management (KM) withln a Financial Institution. The research focuses on the associated area of Information Technology. The study advances through an analysis of the existing literature on KM, defining data, information and knowiedge, analyzing the development of the topic and differentiating knowledge management from information management. Then, the study demonstrates some of the main KM modeis and defines the Management of Intellectual Capital and competencies, as well as informing the importance of continuous íeaming and Corporate Education. The following is an overview of Financial Institution X and what mechanisms it uses to appiy Knowledge Management. The research consists of a survey, with a quantitative approach and employs the technique of applying a questionnaire to collect data. The sample collected corresponda to 5.55% of the stafF of the Information Technology sector of the company. Finally, some of the findings indicate that there is a need for constant promotion and discussion in order for Knowledge Management to become part of the organizational culture of Financial Institution X. However, by taking steps to provide toois for KM, it may be concluded that it encourages the creation, sharing, development, application and use of organizational knowledge.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.08.TCC.29547
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Tecnologia da Informação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.