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Título: Análise semântica e morfossintática em escolares com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Nobre, Fernanda Chaves
Rodrigues, Mariana de Melo
Orientador(es): Celeste, Letícia Correa
Coorientador(es): Queiroz, Andressa Monteiro de
Assunto: Transtorno do espectro autista
Autismo em crianças
Semântica
Língua portuguesa - sintaxe
Linguagem e educação
Educação de crianças
Aprendizagem - avaliação
Educação especial
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 22-Dez-2021
Referência: NOBRE, Fernanda Chaves; RODRIGUES, Mariana de Melo. Análise semântica e morfossintática em escolares com Transtorno do Espectro Autista. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração crônica do neurodesenvolvimento. Dentre as manifestações, está o prejuízo de comunicação. Diante disso, o presente estudo se propõe analisar os aspectos semânticos e morfossintáticos da linguagem receptiva e expressiva em crianças com TEA. A coleta dos dados se deu por meio da aplicação da ADL em escolas públicas do Distrito Federal. Os resultados apontam que na linguagem expressiva os aspectos semânticos mostraram-se melhores que os aspectos sintáticos. Já na linguagem receptiva essa relação é inversa. Além disso, sugere-se que existe uma defasagem entre idade cronológica e idade de linguagem nas crianças estudadas.
Abstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a chronic neurodevelopmental disorder. Among the manifestations is the impairment of communication. Therefore, the present study proposes to analyze the semantic and morphosyntactic aspects of receptive and expressive language in children with ASD. The data were collected through the application of ADL in public schools of Distrito Federal. The results indicate that in expressive language the semantic aspects were better than the syntactic aspects. Already in receptive language this relationship is inverse. In addition, it is suggested that there is a gap between chronological age and language age in the children studied.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
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