Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Celeste, Letícia Correa | - |
dc.contributor.author | Nobre, Fernanda Chaves | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Mariana de Melo | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, Fernanda Chaves; RODRIGUES, Mariana de Melo. Análise semântica e morfossintática em escolares com Transtorno do Espectro Autista. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração crônica do
neurodesenvolvimento. Dentre as manifestações, está o prejuízo de comunicação. Diante disso,
o presente estudo se propõe analisar os aspectos semânticos e morfossintáticos da linguagem
receptiva e expressiva em crianças com TEA. A coleta dos dados se deu por meio da aplicação
da ADL em escolas públicas do Distrito Federal. Os resultados apontam que na linguagem
expressiva os aspectos semânticos mostraram-se melhores que os aspectos sintáticos. Já na
linguagem receptiva essa relação é inversa. Além disso, sugere-se que existe uma defasagem
entre idade cronológica e idade de linguagem nas crianças estudadas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Semântica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - sintaxe | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Análise semântica e morfossintática em escolares com Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-22T12:23:38Z | - |
dc.date.available | 2021-12-22T12:23:38Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29517 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Queiroz, Andressa Monteiro de | - |
dc.description.abstract1 | Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a chronic neurodevelopmental disorder. Among
the manifestations is the impairment of communication. Therefore, the present study proposes
to analyze the semantic and morphosyntactic aspects of receptive and expressive language in
children with ASD. The data were collected through the application of ADL in public schools
of Distrito Federal. The results indicate that in expressive language the semantic aspects were
better than the syntactic aspects. Already in receptive language this relationship is inverse. In
addition, it is suggested that there is a gap between chronological age and language age in the
children studied. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
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