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2019_FernandaNobre_MarianaRodrigues_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCeleste, Letícia Correa-
dc.contributor.authorNobre, Fernanda Chaves-
dc.contributor.authorRodrigues, Mariana de Melo-
dc.identifier.citationNOBRE, Fernanda Chaves; RODRIGUES, Mariana de Melo. Análise semântica e morfossintática em escolares com Transtorno do Espectro Autista. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração crônica do neurodesenvolvimento. Dentre as manifestações, está o prejuízo de comunicação. Diante disso, o presente estudo se propõe analisar os aspectos semânticos e morfossintáticos da linguagem receptiva e expressiva em crianças com TEA. A coleta dos dados se deu por meio da aplicação da ADL em escolas públicas do Distrito Federal. Os resultados apontam que na linguagem expressiva os aspectos semânticos mostraram-se melhores que os aspectos sintáticos. Já na linguagem receptiva essa relação é inversa. Além disso, sugere-se que existe uma defasagem entre idade cronológica e idade de linguagem nas crianças estudadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordSemânticapt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - sintaxept_BR
dc.subject.keywordLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.titleAnálise semântica e morfossintática em escolares com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-22T12:23:38Z-
dc.date.available2021-12-22T12:23:38Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29517-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoQueiroz, Andressa Monteiro de-
dc.description.abstract1Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a chronic neurodevelopmental disorder. Among the manifestations is the impairment of communication. Therefore, the present study proposes to analyze the semantic and morphosyntactic aspects of receptive and expressive language in children with ASD. The data were collected through the application of ADL in public schools of Distrito Federal. The results indicate that in expressive language the semantic aspects were better than the syntactic aspects. Already in receptive language this relationship is inverse. In addition, it is suggested that there is a gap between chronological age and language age in the children studied.pt_BR
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