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Título: A diplomacia climática chinesa como instrumento de projeção de imagem
Autor(es): Marques, Alex Lopes
Orientador(es): Becard, Danielly Silva Ramos
Assunto: Clima - variação
Mudanças climáticas
China - relações exteriores
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 21-Dez-2021
Referência: MARQUES, Alex Lopes. A diplomacia climática chinesa como instrumento de projeção de imagem. 2021. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho propõe-se à análise da diplomacia climática chinesa como instrumento de projeção de imagem internacionalmente, durante o período de 1992 e 2019. Entende-se que, durante este período, a diplomacia verde praticada por Pequim passou por processos de mudança e continuidade, tendo ficado mais receptiva às preocupações envolvendo a mudança do clima. Para entender como a diplomacia foi utilizada para projetar a imagem, o trabalho baseia-se na definição de imagem proposta por Robert Jervis, no conceito de nation branding e projeção de imagem de Simon Anholt e na definição de diplomacia climática de Nick Mabey, Liz Gallagher e Camilla Born. A presente pesquisa sustenta-se, igualmente, no conceito de framing e seus componentes desenvolvidos por David Snow e Robert Benford. Além da pesquisa qualitativa a respeito de diplomacia climática e do papel da China no combate à mudança do clima, foi realizada uma análise a respeito dos periódicos Al Jazeera English, The Economist e The Guardian para avaliar como se deu a recepção da imagem projetada pela China a partir de sua diplomacia.
Abstract: This dissertation analyses the Chinese climate diplomacy as an instrument to project China’s image abroad between 1992 and 2019. During this period of time, Beijing’s green diplomacy practiced went through processes of change and continuity, having become more receptive to issues involving climate change. To understand how climate diplomacy was used to project the image, the dissertation uses the definition of image proposed by Robert Jervis, the concept of nation branding and image projection by Simon Anholt and the definition of climate diplomacy proposed by Nick Mabey, Liz Gallagher and Camilla Born. It is also on the concept of framing developed by David Snow and Robert Benford. In addition to qualitative research on climate diplomacy and the role of China in combating climate change, an analysis was carried out on the journals Al Jazeera English, The Economist and The Guardian to assess how the image projected by China was received by these media vehicles.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2021.
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