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dc.contributor.advisorBecard, Danielly Silva Ramos-
dc.contributor.authorMarques, Alex Lopes-
dc.identifier.citationMARQUES, Alex Lopes. A diplomacia climática chinesa como instrumento de projeção de imagem. 2021. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se à análise da diplomacia climática chinesa como instrumento de projeção de imagem internacionalmente, durante o período de 1992 e 2019. Entende-se que, durante este período, a diplomacia verde praticada por Pequim passou por processos de mudança e continuidade, tendo ficado mais receptiva às preocupações envolvendo a mudança do clima. Para entender como a diplomacia foi utilizada para projetar a imagem, o trabalho baseia-se na definição de imagem proposta por Robert Jervis, no conceito de nation branding e projeção de imagem de Simon Anholt e na definição de diplomacia climática de Nick Mabey, Liz Gallagher e Camilla Born. A presente pesquisa sustenta-se, igualmente, no conceito de framing e seus componentes desenvolvidos por David Snow e Robert Benford. Além da pesquisa qualitativa a respeito de diplomacia climática e do papel da China no combate à mudança do clima, foi realizada uma análise a respeito dos periódicos Al Jazeera English, The Economist e The Guardian para avaliar como se deu a recepção da imagem projetada pela China a partir de sua diplomacia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordClima - variaçãopt_BR
dc.subject.keywordMudanças climáticaspt_BR
dc.subject.keywordChina - relações exteriorespt_BR
dc.titleA diplomacia climática chinesa como instrumento de projeção de imagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-21T12:16:55Z-
dc.date.available2021-12-21T12:16:55Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29512-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation analyses the Chinese climate diplomacy as an instrument to project China’s image abroad between 1992 and 2019. During this period of time, Beijing’s green diplomacy practiced went through processes of change and continuity, having become more receptive to issues involving climate change. To understand how climate diplomacy was used to project the image, the dissertation uses the definition of image proposed by Robert Jervis, the concept of nation branding and image projection by Simon Anholt and the definition of climate diplomacy proposed by Nick Mabey, Liz Gallagher and Camilla Born. It is also on the concept of framing developed by David Snow and Robert Benford. In addition to qualitative research on climate diplomacy and the role of China in combating climate change, an analysis was carried out on the journals Al Jazeera English, The Economist and The Guardian to assess how the image projected by China was received by these media vehicles.pt_BR
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



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