Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Becard, Danielly Silva Ramos | - |
dc.contributor.author | Marques, Alex Lopes | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Alex Lopes. A diplomacia climática chinesa como instrumento de projeção de imagem. 2021. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe-se à análise da diplomacia climática chinesa como instrumento de
projeção de imagem internacionalmente, durante o período de 1992 e 2019. Entende-se que,
durante este período, a diplomacia verde praticada por Pequim passou por processos de
mudança e continuidade, tendo ficado mais receptiva às preocupações envolvendo a mudança
do clima. Para entender como a diplomacia foi utilizada para projetar a imagem, o trabalho
baseia-se na definição de imagem proposta por Robert Jervis, no conceito de nation branding
e projeção de imagem de Simon Anholt e na definição de diplomacia climática de Nick
Mabey, Liz Gallagher e Camilla Born. A presente pesquisa sustenta-se, igualmente, no
conceito de framing e seus componentes desenvolvidos por David Snow e Robert Benford.
Além da pesquisa qualitativa a respeito de diplomacia climática e do papel da China no
combate à mudança do clima, foi realizada uma análise a respeito dos periódicos Al Jazeera
English, The Economist e The Guardian para avaliar como se deu a recepção da imagem
projetada pela China a partir de sua diplomacia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clima - variação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mudanças climáticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | China - relações exteriores | pt_BR |
dc.title | A diplomacia climática chinesa como instrumento de projeção de imagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T12:16:55Z | - |
dc.date.available | 2021-12-21T12:16:55Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29512 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation analyses the Chinese climate diplomacy as an instrument to project China’s
image abroad between 1992 and 2019. During this period of time, Beijing’s green diplomacy
practiced went through processes of change and continuity, having become more receptive to
issues involving climate change. To understand how climate diplomacy was used to project
the image, the dissertation uses the definition of image proposed by Robert Jervis, the
concept of nation branding and image projection by Simon Anholt and the definition of
climate diplomacy proposed by Nick Mabey, Liz Gallagher and Camilla Born. It is also on
the concept of framing developed by David Snow and Robert Benford. In addition to
qualitative research on climate diplomacy and the role of China in combating climate change,
an analysis was carried out on the journals Al Jazeera English, The Economist and The
Guardian to assess how the image projected by China was received by these media vehicles. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Relações Internacionais - Graduação
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