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Título: A construção do sujeito neoliberal na reforma do ensino médio : currículo, projeto de vida e empreendedorismo
Autor(es): Faria, Clara Chaves Marques
Orientador(es): Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves
Assunto: Ensino médio
Neoliberalismo
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 20-Dez-2021
Referência: FARIA, Clara Chaves Marques. A construção do sujeito neoliberal na reforma do ensino médio: currículo, projeto de vida e empreendedorismo. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A atual Reforma do Ensino Médio, aprovada pela lei n. 13.415/2017, representa uma mudança estrutural da educação pública brasileira e se insere em um horizonte mais amplo de reformas que se alinham ao neoliberalismo normativo como racionalidade preponderante da fase atual do capitalismo. No presente trabalho, buscamos investigar as afinidades entre o discurso da Reforma de 2017 e a construção de uma subjetividade neoliberal na formação escolar de nível médio. Com base nos textos da LDB/96, alterada pela supracitada lei, e da BNCC, utilizamos o método da Análise de Discurso para enfatizar o efeito da formação discursiva neoliberal veiculada no texto da Reforma em torno “da melhoria da qualidade do ensino médio no país”. Para isso, atentamos para o sentido que resulta da articulação entre os conceitos de “empreendedorismo” e “projeto de vida”, como categorias centrais que estruturam a mudança curricular, que, em nossa análise, produz uma semântica da autonomização e protagonismo estudantil na escolha individual dos conteúdos que compõem a sua formação instrucional. Apontamos, no entanto, para o ponto cego do modelo da Reforma que se apresenta no direcionamento geral do curso aos propósitos da formação do sujeito neoliberal como um “empreendedor de si”.
Abstract: The current High School Reform, passed by law n. 13.415/2017, represents a structural change in Brazilian public education and is part of a broader horizon of reforms that align with normative neoliberalism as the predominant rationality of the current phase of capitalism. In this paper, we seek to investigate the affinities between the 2017 Reform discourse and the construction of a neoliberal subjectivity in secondary school education. Based on the legislation of the LDB/96, amended by the aforementioned law, we used the Discourse Analysis method to emphasize the effects of the neoliberal discourse formation conveyed in the text of the Reform around “improving the quality of secondary education”. In order to do so, we looked at the meanings that result from the articulation between the concepts of “entrepreneurship” and “life project” as central categories that structure the curriculum change, which, in our analysis, produces a semantics of student autonomy and protagonism in individual choice of the contents that make up their instructional education. However, we highlight the blind spot of the Reform model that is presented in the general direction of educational trajectories to the purposes of training the neoliberal subject as an “entrepreneur of the self”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.
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