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dc.contributor.advisorLeal, Sayonara de Amorim Gonçalves-
dc.contributor.authorFaria, Clara Chaves Marques-
dc.identifier.citationFARIA, Clara Chaves Marques. A construção do sujeito neoliberal na reforma do ensino médio: currículo, projeto de vida e empreendedorismo. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA atual Reforma do Ensino Médio, aprovada pela lei n. 13.415/2017, representa uma mudança estrutural da educação pública brasileira e se insere em um horizonte mais amplo de reformas que se alinham ao neoliberalismo normativo como racionalidade preponderante da fase atual do capitalismo. No presente trabalho, buscamos investigar as afinidades entre o discurso da Reforma de 2017 e a construção de uma subjetividade neoliberal na formação escolar de nível médio. Com base nos textos da LDB/96, alterada pela supracitada lei, e da BNCC, utilizamos o método da Análise de Discurso para enfatizar o efeito da formação discursiva neoliberal veiculada no texto da Reforma em torno “da melhoria da qualidade do ensino médio no país”. Para isso, atentamos para o sentido que resulta da articulação entre os conceitos de “empreendedorismo” e “projeto de vida”, como categorias centrais que estruturam a mudança curricular, que, em nossa análise, produz uma semântica da autonomização e protagonismo estudantil na escolha individual dos conteúdos que compõem a sua formação instrucional. Apontamos, no entanto, para o ponto cego do modelo da Reforma que se apresenta no direcionamento geral do curso aos propósitos da formação do sujeito neoliberal como um “empreendedor de si”.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordNeoliberalismopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.titleA construção do sujeito neoliberal na reforma do ensino médio : currículo, projeto de vida e empreendedorismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T10:46:17Z-
dc.date.available2021-12-20T10:46:17Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29493-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The current High School Reform, passed by law n. 13.415/2017, represents a structural change in Brazilian public education and is part of a broader horizon of reforms that align with normative neoliberalism as the predominant rationality of the current phase of capitalism. In this paper, we seek to investigate the affinities between the 2017 Reform discourse and the construction of a neoliberal subjectivity in secondary school education. Based on the legislation of the LDB/96, amended by the aforementioned law, we used the Discourse Analysis method to emphasize the effects of the neoliberal discourse formation conveyed in the text of the Reform around “improving the quality of secondary education”. In order to do so, we looked at the meanings that result from the articulation between the concepts of “entrepreneurship” and “life project” as central categories that structure the curriculum change, which, in our analysis, produces a semantics of student autonomy and protagonism in individual choice of the contents that make up their instructional education. However, we highlight the blind spot of the Reform model that is presented in the general direction of educational trajectories to the purposes of training the neoliberal subject as an “entrepreneur of the self”.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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