Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Faria, Clara Chaves Marques | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Clara Chaves Marques. A construção do sujeito neoliberal na reforma do ensino médio: currículo, projeto de vida e empreendedorismo. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A atual Reforma do Ensino Médio, aprovada pela lei n. 13.415/2017, representa uma
mudança estrutural da educação pública brasileira e se insere em um horizonte mais amplo de
reformas que se alinham ao neoliberalismo normativo como racionalidade preponderante da
fase atual do capitalismo. No presente trabalho, buscamos investigar as afinidades entre o
discurso da Reforma de 2017 e a construção de uma subjetividade neoliberal na formação
escolar de nível médio. Com base nos textos da LDB/96, alterada pela supracitada lei, e da
BNCC, utilizamos o método da Análise de Discurso para enfatizar o efeito da formação
discursiva neoliberal veiculada no texto da Reforma em torno “da melhoria da qualidade do
ensino médio no país”. Para isso, atentamos para o sentido que resulta da articulação entre os
conceitos de “empreendedorismo” e “projeto de vida”, como categorias centrais que estruturam
a mudança curricular, que, em nossa análise, produz uma semântica da autonomização e
protagonismo estudantil na escolha individual dos conteúdos que compõem a sua formação
instrucional. Apontamos, no entanto, para o ponto cego do modelo da Reforma que se apresenta
no direcionamento geral do curso aos propósitos da formação do sujeito neoliberal como um
“empreendedor de si”. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.title | A construção do sujeito neoliberal na reforma do ensino médio : currículo, projeto de vida e empreendedorismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-20T10:46:17Z | - |
dc.date.available | 2021-12-20T10:46:17Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29493 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The current High School Reform, passed by law n. 13.415/2017, represents a structural
change in Brazilian public education and is part of a broader horizon of reforms that align with
normative neoliberalism as the predominant rationality of the current phase of capitalism. In
this paper, we seek to investigate the affinities between the 2017 Reform discourse and the
construction of a neoliberal subjectivity in secondary school education. Based on the legislation
of the LDB/96, amended by the aforementioned law, we used the Discourse Analysis method
to emphasize the effects of the neoliberal discourse formation conveyed in the text of the
Reform around “improving the quality of secondary education”. In order to do so, we looked
at the meanings that result from the articulation between the concepts of “entrepreneurship”
and “life project” as central categories that structure the curriculum change, which, in our
analysis, produces a semantics of student autonomy and protagonism in individual choice of
the contents that make up their instructional education. However, we highlight the blind spot
of the Reform model that is presented in the general direction of educational trajectories to the
purposes of training the neoliberal subject as an “entrepreneur of the self”. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
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