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Título: | Análise da gestão de empreendimentos esportivos do Distrito Federal |
Autor(es): | Curado, Thaty Porto |
Orientador(es): | Azevêdo, Paulo Henrique |
Assunto: | Gestão Gestão empresarial Esportes - administração Empreendimento Distrito Federal (DF) |
Data de apresentação: | 21-Mai-2021 |
Data de publicação: | 17-Dez-2021 |
Referência: | CURADO, Thaty Porto. Análise da gestão de empreendimentos esportivos do Distrito Federal. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O gestor dispõe de diversas ferramentas para administrar uma
empresa e tomar decisões de forma a gerir os recursos disponíveis para atingir os
objetivos traçados. Objetivo: Analisar os modelos de gestão aplicados em
empreendimentos esportivos do Distrito Federal. Metodologia: O estudo se
classifica como qualitativo, aplicado e descritivo, no qual se utilizou o procedimento
de pesquisa com survey. Foi utilizada uma seleção da amostragem por conveniência
composta por doze proprietários de empreendimentos esportivos do Distrito Federal.
O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo 21 questões e
respondido de forma on-line, por meio da plataforma Google Forms. Resultados: A
maioria dos respondentes citou apresentar na composição das empresas setores
administrativo, financeiro e técnico. As principais responsabilidades do gestor foram
a definição de metas e objetivos e planejamento das estratégias, além do
relacionamento com clientes e funcionários. Como estudo prévio de mercado, a
análise da concorrência foi uma prioridade para quase todos os participantes, e a
realização de entrevistas junto aos colaboradores foi citada por mais da metade
deles. Sobre os objetivos que se busca atingir com a implantação das ações
estratégicas gerenciais, para a maioria a prioridade foi melhorar o nível de satisfação
dos clientes e aumentar o faturamento; ainda, metade apontou como objetivo a
melhora do nível de satisfação dos colaboradores. Sobre quais seriam os bens e
serviços mais importantes para que se alcance a fidelização dos clientes, as
principais respostas foram a qualidade profissional dos colaboradores e o bom
atendimento destes com relação aos clientes. Conclusão: O estudo revelou que os
respondentes não aplicam um modelo de gestão de forma pura e única nas
empresas da amostra, existindo a influência de diferentes perspectivas na gestão
empresarial. Os colaboradores se revelaram agentes relevantes para o sucesso e a
sobrevivência dos empreendimentos, assim como se deu importância para o
ambiente externo em que a empresa está inserida. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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