Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29488
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThatyPortoCurado_tcc.pdf641,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da gestão de empreendimentos esportivos do Distrito Federal
Autor(es): Curado, Thaty Porto
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Gestão
Gestão empresarial
Esportes - administração
Empreendimento
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 17-Dez-2021
Referência: CURADO, Thaty Porto. Análise da gestão de empreendimentos esportivos do Distrito Federal. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O gestor dispõe de diversas ferramentas para administrar uma empresa e tomar decisões de forma a gerir os recursos disponíveis para atingir os objetivos traçados. Objetivo: Analisar os modelos de gestão aplicados em empreendimentos esportivos do Distrito Federal. Metodologia: O estudo se classifica como qualitativo, aplicado e descritivo, no qual se utilizou o procedimento de pesquisa com survey. Foi utilizada uma seleção da amostragem por conveniência composta por doze proprietários de empreendimentos esportivos do Distrito Federal. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo 21 questões e respondido de forma on-line, por meio da plataforma Google Forms. Resultados: A maioria dos respondentes citou apresentar na composição das empresas setores administrativo, financeiro e técnico. As principais responsabilidades do gestor foram a definição de metas e objetivos e planejamento das estratégias, além do relacionamento com clientes e funcionários. Como estudo prévio de mercado, a análise da concorrência foi uma prioridade para quase todos os participantes, e a realização de entrevistas junto aos colaboradores foi citada por mais da metade deles. Sobre os objetivos que se busca atingir com a implantação das ações estratégicas gerenciais, para a maioria a prioridade foi melhorar o nível de satisfação dos clientes e aumentar o faturamento; ainda, metade apontou como objetivo a melhora do nível de satisfação dos colaboradores. Sobre quais seriam os bens e serviços mais importantes para que se alcance a fidelização dos clientes, as principais respostas foram a qualidade profissional dos colaboradores e o bom atendimento destes com relação aos clientes. Conclusão: O estudo revelou que os respondentes não aplicam um modelo de gestão de forma pura e única nas empresas da amostra, existindo a influência de diferentes perspectivas na gestão empresarial. Os colaboradores se revelaram agentes relevantes para o sucesso e a sobrevivência dos empreendimentos, assim como se deu importância para o ambiente externo em que a empresa está inserida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.