Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29486
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_KevinAlvesBarreto_tcc.pdf964,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios metodológicos na definição de carga de trabalho e na avaliação dos efeitos do treinamento intervalado em modelo experimental com camundongos
Autor(es): Barreto, Kevin Alves
Orientador(es): Porto, Luiz Guilherme Grossi
Coorientador(es): Soares, Edgard de Melo Keene Von Koenig
Assunto: Exercícios de força
Exercícios físicos
Modelo animal
Ratos - avaliação de comportamento
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 17-Dez-2021
Referência: BARRETO, Kevin Alves. Desafios metodológicos na definição de carga de trabalho e na avaliação dos efeitos do treinamento intervalado em modelo experimental com camundongos. 2021. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Estudos com modelos animais submetidos a treinamento físico têm sido frequentemente empregados para estudar mecanismos dos efeitos do exercício físico na saúde. Entretanto, desafios metodológicos persistem na busca das melhores formas de se determinar carga de trabalho e formas de avaliar os efeitos do treinamento. OBJETIVOS: Avaliar a variação entre três testes consecutivos de capacidade aeróbica em difentes momentos de uma intenvenção com treinamento intervalado em camundongos, tanto para a definição de carga de trabalho e quanto dos efeitos do treinamento. Secundariamente, objetivou-se comparar diferentes métricas para avaliação da capacidade física ao longo do treinamento. MÉTODOS: 26 camundongos adultos (C57BL/6; 14 fêmeas / 12 machos; 13 semanas de idade), foram submetidos a 3 testes de esforço máximo em um intervalo de 48h para avaliar o desempenho físico máximo estimado pela velocidade e o trabalho máximos, em 3 momentos de um programa de 8 sem de treinamento: pré- (AV1), intermediário (após 4 semanas – AV2) e no término do treinamento (AV3). Os animais foram divididos em grupos de exercício (Fêmea E = 9; Macho E = 7) e grupos controle (Fêmea C = 5; Macho C = 5). Os animais dos grupos exercício realizaram treinamento intervalado de 10 estímulos de 4 min de corrida intercalada por 2 min de descanso ativo (5 m/min), com intensidade inicial de 55-65% até 85-90% da Vmax. Calculou-se o trabalho total (T) com base na distância média dos 3 testes em cada avaliação (T.médio) e na distância máxima atingida em qualquer um dos 3 testes em avaliação (T.máximo). Para as comparações empregaram-se testes de análise de variância (ANOVA 3 x 4), ANOVA one-way e ANOVA one-way para medidas repetidas, todas com post-hoc de Tukey ao nível de 5%. Os dados foram expressos em média ± DP. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças significativas nas variações de rendimento entre os 3 testes em cada um dos 3 momentos de avaliação e nos diferentes subgrupos (p<0,05). O teste 2 foi aquele que apresentou maior ocorrência de desempenho máximo, com 55,3 ± 9,0% dos animais atingindo a maior Vmax. Os grupos macho E e fêmea E melhoraram significativamente o T.médio após 8 semanas (143,9 ± 20,7% e 130,8 ± 32,8%; p<0,001, respectivamente). Empregando-se T.máx os respectivos incrementos foram de 160,8 ± 25,1% e 120 ± 39,6%. CONCLUSÃO: Os achados demonstraram variação significativa entre os 3 testes em cada avaliação, indicando a necessidade de mais de um teste para determinar a Vmax. O treinamento intervalado foi capaz de aumentar a capacidade física, seja avaliada pelo T.máximo ou pelo Tmédio, em ambos os grupos de exercício.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.