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dc.contributor.advisorPorto, Luiz Guilherme Grossi-
dc.contributor.authorBarreto, Kevin Alves-
dc.identifier.citationBARRETO, Kevin Alves. Desafios metodológicos na definição de carga de trabalho e na avaliação dos efeitos do treinamento intervalado em modelo experimental com camundongos. 2021. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEstudos com modelos animais submetidos a treinamento físico têm sido frequentemente empregados para estudar mecanismos dos efeitos do exercício físico na saúde. Entretanto, desafios metodológicos persistem na busca das melhores formas de se determinar carga de trabalho e formas de avaliar os efeitos do treinamento. OBJETIVOS: Avaliar a variação entre três testes consecutivos de capacidade aeróbica em difentes momentos de uma intenvenção com treinamento intervalado em camundongos, tanto para a definição de carga de trabalho e quanto dos efeitos do treinamento. Secundariamente, objetivou-se comparar diferentes métricas para avaliação da capacidade física ao longo do treinamento. MÉTODOS: 26 camundongos adultos (C57BL/6; 14 fêmeas / 12 machos; 13 semanas de idade), foram submetidos a 3 testes de esforço máximo em um intervalo de 48h para avaliar o desempenho físico máximo estimado pela velocidade e o trabalho máximos, em 3 momentos de um programa de 8 sem de treinamento: pré- (AV1), intermediário (após 4 semanas – AV2) e no término do treinamento (AV3). Os animais foram divididos em grupos de exercício (Fêmea E = 9; Macho E = 7) e grupos controle (Fêmea C = 5; Macho C = 5). Os animais dos grupos exercício realizaram treinamento intervalado de 10 estímulos de 4 min de corrida intercalada por 2 min de descanso ativo (5 m/min), com intensidade inicial de 55-65% até 85-90% da Vmax. Calculou-se o trabalho total (T) com base na distância média dos 3 testes em cada avaliação (T.médio) e na distância máxima atingida em qualquer um dos 3 testes em avaliação (T.máximo). Para as comparações empregaram-se testes de análise de variância (ANOVA 3 x 4), ANOVA one-way e ANOVA one-way para medidas repetidas, todas com post-hoc de Tukey ao nível de 5%. Os dados foram expressos em média ± DP. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças significativas nas variações de rendimento entre os 3 testes em cada um dos 3 momentos de avaliação e nos diferentes subgrupos (p<0,05). O teste 2 foi aquele que apresentou maior ocorrência de desempenho máximo, com 55,3 ± 9,0% dos animais atingindo a maior Vmax. Os grupos macho E e fêmea E melhoraram significativamente o T.médio após 8 semanas (143,9 ± 20,7% e 130,8 ± 32,8%; p<0,001, respectivamente). Empregando-se T.máx os respectivos incrementos foram de 160,8 ± 25,1% e 120 ± 39,6%. CONCLUSÃO: Os achados demonstraram variação significativa entre os 3 testes em cada avaliação, indicando a necessidade de mais de um teste para determinar a Vmax. O treinamento intervalado foi capaz de aumentar a capacidade física, seja avaliada pelo T.máximo ou pelo Tmédio, em ambos os grupos de exercício.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordExercícios de forçapt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicospt_BR
dc.subject.keywordModelo animalpt_BR
dc.subject.keywordRatos - avaliação de comportamentopt_BR
dc.titleDesafios metodológicos na definição de carga de trabalho e na avaliação dos efeitos do treinamento intervalado em modelo experimental com camundongospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-17T15:19:53Z-
dc.date.available2021-12-17T15:19:53Z-
dc.date.submitted2021-05-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29486-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoSoares, Edgard de Melo Keene Von Koenig-
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