Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Porto, Luiz Guilherme Grossi | - |
dc.contributor.author | Barreto, Kevin Alves | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Kevin Alves. Desafios metodológicos na definição de carga de trabalho e na avaliação dos efeitos do treinamento intervalado em modelo experimental com camundongos. 2021. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudos com modelos animais submetidos a treinamento físico têm sido
frequentemente empregados para estudar mecanismos dos efeitos do exercício físico na saúde.
Entretanto, desafios metodológicos persistem na busca das melhores formas de se determinar
carga de trabalho e formas de avaliar os efeitos do treinamento. OBJETIVOS: Avaliar a
variação entre três testes consecutivos de capacidade aeróbica em difentes momentos de uma
intenvenção com treinamento intervalado em camundongos, tanto para a definição de carga de
trabalho e quanto dos efeitos do treinamento. Secundariamente, objetivou-se comparar
diferentes métricas para avaliação da capacidade física ao longo do treinamento. MÉTODOS:
26 camundongos adultos (C57BL/6; 14 fêmeas / 12 machos; 13 semanas de idade), foram
submetidos a 3 testes de esforço máximo em um intervalo de 48h para avaliar o desempenho
físico máximo estimado pela velocidade e o trabalho máximos, em 3 momentos de um
programa de 8 sem de treinamento: pré- (AV1), intermediário (após 4 semanas – AV2) e no
término do treinamento (AV3). Os animais foram divididos em grupos de exercício (Fêmea E
= 9; Macho E = 7) e grupos controle (Fêmea C = 5; Macho C = 5). Os animais dos grupos
exercício realizaram treinamento intervalado de 10 estímulos de 4 min de corrida intercalada
por 2 min de descanso ativo (5 m/min), com intensidade inicial de 55-65% até 85-90% da
Vmax. Calculou-se o trabalho total (T) com base na distância média dos 3 testes em cada
avaliação (T.médio) e na distância máxima atingida em qualquer um dos 3 testes em avaliação
(T.máximo). Para as comparações empregaram-se testes de análise de variância (ANOVA 3 x
4), ANOVA one-way e ANOVA one-way para medidas repetidas, todas com post-hoc de Tukey ao
nível de 5%. Os dados foram expressos em média ± DP. RESULTADOS: Foram encontradas
diferenças significativas nas variações de rendimento entre os 3 testes em cada um dos 3
momentos de avaliação e nos diferentes subgrupos (p<0,05). O teste 2 foi aquele que apresentou
maior ocorrência de desempenho máximo, com 55,3 ± 9,0% dos animais atingindo a maior
Vmax. Os grupos macho E e fêmea E melhoraram significativamente o T.médio após 8 semanas
(143,9 ± 20,7% e 130,8 ± 32,8%; p<0,001, respectivamente). Empregando-se T.máx os
respectivos incrementos foram de 160,8 ± 25,1% e 120 ± 39,6%. CONCLUSÃO: Os achados
demonstraram variação significativa entre os 3 testes em cada avaliação, indicando a
necessidade de mais de um teste para determinar a Vmax. O treinamento intervalado foi capaz
de aumentar a capacidade física, seja avaliada pelo T.máximo ou pelo Tmédio, em ambos os
grupos de exercício. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exercícios de força | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exercícios físicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelo animal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ratos - avaliação de comportamento | pt_BR |
dc.title | Desafios metodológicos na definição de carga de trabalho e na avaliação dos efeitos do treinamento intervalado em modelo experimental com camundongos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T15:19:53Z | - |
dc.date.available | 2021-12-17T15:19:53Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29486 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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dc.contributor.advisorco | Soares, Edgard de Melo Keene Von Koenig | - |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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