Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia | - |
dc.contributor.author | Augusto, Elisa Maiby Carvalho | - |
dc.identifier.citation | AUGUSTO, Elisa Maiby Carvalho. Colocações lexicais em português e francês: ocorrências em corpora e obras lexicográficas. 2020. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como embasamento teórico a Linguística de Corpus (KUHN; FERREIRA,
2020; BERBER SARDINHA, 2004) e a Lexicografia (POLGUÈRE, 2018; CARVALHO,
2001), que motivaram a observação das possibilidades de combinatória lexical restrita,
conforme o discutido por Carvalho (2017) e Williams (2001). O presente trabalho é pautado
pelos seguintes percursos metodológicos: i) revisão bibliográfica sobre o fenômeno das
colocações lexicais, que compõem o objeto de estudo; ii) identificação e análise do fenômeno
estudado em corpora das línguas românicas português e francês, tendo como foco as
ocorrências de combinação entre verbo + substantivo/adjetivo/advérbio (colocações verbais);
iii) investigação da amostra de ocorrências em diferentes seções dos verbetes constantes de
obras lexicográficas monolíngues e bilíngues. Como resultado, verificou-se a alta frequência
de uso das colocações lexicais nas ferramentas de corpora, que se opõe à presença
relativamente baixa destas combinações nos dicionários sob análise; discorreu-se, também,
sobre a possibilidade de consulta às ferramentas analisadas, de forma mais consciente sobre o
fenômeno colocacional, no processo de ensino-aprendizagem de léxico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lexicografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua francesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguística de Corpus | pt_BR |
dc.title | Colocações lexicais em português e francês : ocorrências em corpora e obras lexicográficas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T14:14:57Z | - |
dc.date.available | 2021-12-17T14:14:57Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29477 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research is based on the theoretical framework of Corpus Linguistics (KUHN;
FERREIRA, 2020; BERBER SARDINHA, 2004) and Lexicography (POLGUÈRE, 2018;
CARVALHO, 2001). These fields motivated the observation of the possibilities of restricted
lexical combinatorics, as discussed by Carvalho (2017) and Williams (2001). Our work is
guided by the following methodological paths: i) bibliographic review on the phenomenon of
lexical collocations, which compose the object of study; ii) identification and analysis of such
phenomenon in corpora of the Portuguese and French languages, focusing on the occurrences
of a combination of verb + noun / adjective / adverb (verbal collocations); iii) investigation of
the sample of occurrences in different sections of entries in monolingual and bilingual
dictionaries. As a result, we verified a high frequency of use of lexical collocations in corpora
tools, in contrast to the relatively low presence of such combinations in the dictionaries under
analysis. We also discussed the possibility of consulting the analyzed tools in a more
conscious way about the collocational phenomenon, in the lexicon teaching-learning process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
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