Título: | Paternidade na adolescência : revisão sistemática qualitativa de experiências e desafios |
Autor(es): | Ornelas, Samara Ataide |
Orientador(es): | Silveira, Aline Oliveira |
Assunto: | Adolescentes Família Paternidade Enfermagem Pais e filhos |
Data de apresentação: | 4-Dez-2020 |
Data de publicação: | 17-Dez-2021 |
Referência: | ORNELAS, Samara Ataide. Paternidade na adolescência: revisão sistemática qualitativa de experiências e desafios. 2020. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Introdução: A paternidade está sendo cada vez mais discutida, principalmente pelas mudanças
da família contemporânea. Os pais têm participado mais na criação dos filhos, construindo
novas referências à paternidade, com repercussões importantes no desenvolvimento da criança.
O adolescente, ao torna-se pai, vivencia de forma concomitante múltiplos e complexos desafios
desenvolvimentais. Esse processo pode gerar estressores, conflitos, rupturas, sofrimentos e
potencializar a vulnerabilidade do pai adolescente. O estudo desse grupo permite aos
profissionais desenvolver uma atenção singular e qualificada.Objetivo: realizar uma revisão
sistemática qualitativa da literatura acerca da experiência de tornar-se pai na adolescência e
descrever os desafios, expectativas e apoios identificados. Metodologia: Trata-se de uma
revisão sistemática qualitativa de abordagem meta-agregativa, desenvolvida conforme as
diretrizes do JoannaBriggsInstitute. A busca foi realizada nas bases Scielo, Medline, Scopus e
Cinahl e os limites foram: idioma (português, inglês e espanhol), período de publicação (últimos
cinco anos) e estudos originais disponíveis na íntegra. Como estratégia complementar utilizou-se
busca ativa de artigos identificados nas citações por meio da ferramenta Google scholar. Os
critérios de inclusão foram: população (pais adolescentes), conceito (experiência de
parentalidade) e contexto (unidade de cuidado de saúde, serviços comunitários e cuidado
domiciliar). Foram encontrados 2.694 estudos e destes 7 foram selecionados para compor o
corpus da revisão. Resultados: A síntese integrativa permitiu a construção de cinco categorias
relacionadas a: antecedentes, significados, repercussões e consequências, dificuldades e desafios
e apoio social. A paternidade na adolescência proporcionou aos jovens vivenciar diversas
experiências, positivas e negativas, assim como, grandes desafios devido a essa nova fase da
vida. As principais repercussões foram em relação à diferença dos papéis em relação ao gênero,
a interferência na continuidade dos estudos e a instabilidade financeira. Os aspectos satisfatórios
foi em relação ao amadurecimento, mudança de comportamento e desenvolvimento de projetos
de vida. O suporte principal foi a rede de apoio, principalmente a familiar. As limitações dizem
respeito a pequena quantidade de estudos com essa temática. Considerações finais: O tema da
paternidade na adolescência necessita de maior atenção, investimento político e científico, para
compreender melhor as questões sociais dessa população. Os profissionais de enfermagem
precisam acolher e atender esses jovens, considerando as questões sociais e subjetivas, para
fornecer as devidas orientações e acompanhamento longitudinal. |
Abstract: | Introduction: Fatherhood is being increasingly discussed, mainly due to changes in the
contemporary family. Fathers has been more involved in raising their children, building new
references to parenting, with important repercussions on the child's development. When the
adolescent becomes a father, he experiences multiple and complex developmental challenges at
the same time. This process can generate stressors, conflicts, ruptures, suffering and increase the
vulnerability of the adolescent father. The study of this group allows professionals to develop a
unique and qualified care. Objective: To conduct a qualitative systematic review of the literature
about the experience of becoming a father in adolescence and describe the challenges,
expectations and supports identified. Methodology: This is a qualitative systematic review of a
meta-aggregative approach, developed according to the guidelines of the JoannaBriggsInstitute.
The research was carried out in the Scielo, Medline, Scopus and Cinahl databases and the limits
were: language (Portuguese, English, and Spanish), publication period (last five years) and
original studies available in full. As a complementary strategy, an active search for articles
identified in the citations using the Google scholar tool was also applied. Inclusion criteria
were: population (adolescent fathers), concept (parenting experience) and context (health care
unit, related services and home care). 2,694 studies were found and 7 were selected to compose
the review corpus. Results: An integrative synthesis common to the construction of five
categories related to: background, meanings, repercussions and consequences, difficulties and
social challenges. Parenthood in adolescence provided young people with positive and negative
experiences, as well as great challenges due to this new phase of life. The main repercussions
were in relation to the difference in roles in relation to gender, interference in the continuity of
studies and financial instability. The satisfactory aspects were in relation to maturity, behavior
change and development of life projects. The main aid was the support network, mainly a family
member. The limitations relate to the small number of studies on this theme. Final
considerations: The topic of fatherhood in adolescence needs more attention, political and
scientific investment, to better understand the social issues of the individuals who go through it.
Nursing professionals need to welcome and assist these young people, considering social and
subjective issues, in order to provide appropriate guidance and longitudinal monitoring. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020. |
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