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Título: Treinamento esfincteriano em crianças que frequentam pré-escola : uma revisão de escopo
Autor(es): Mariano, Palloma Jorge
Orientador(es): Martins, Gisele
Assunto: Crianças - consciência corporal
Crianças - desenvolvimento
Pré-escola
Educação de crianças
Educação infantil
Educação pré-escolar
Treinamento esfincteriano
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 16-Dez-2021
Referência: MARIANO, Palloma Jorge. Treinamento esfincteriano em crianças que frequentam pré-escola: uma revisão de escopo. 2020. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Objetivo: explorar e mapear as evidências científicas nacionais sobre o processo de treinamento esfincteriano em crianças que frequentam instituições de ensino infantil. Métodos: Scoping Review, conforme recomendações do Instituto Joanna Briggs. Este método permite mapear os principais conceitos que sustentam um campo de pesquisa, para esclarecer lacunas do conhecimento e obter definições de trabalho e/ou os limites conceituais de um tópico. Ante o exposto, foi estabelecida a seguinte pergunta de pesquisa: “Quais os conteúdos das publicações sobre o processo de treinamento esfincteriano em crianças que frequentam instituições de ensino infantil?” Foram realizadas buscas em 5 bases de dados nacionais, referente a trabalhos publicados até abril de 2020. Dos 685 estudos encontrados, 7 atenderam os critérios de inclusão e foram selecionados para leitura na íntegra e incluídos na amostra final. Resultados: As sete publicações analisadas foram publicadas de 2007 a 2019. Os estudos selecionados sobre a temática foram delimitados no âmbito nacional e utilizaram abordagens quantitativa, qualitativa ou qualiquantitativa. Os objetivos dos estudos foram semelhantes, onde a maioria dos resultados convergiram para apoiar a ideia de que a capacitação dos profissionais de saúde, educadores e pais é indispensável, para que o processo de aquisição do controle esfincteriano seja alcançado e bem-sucedido. Conclusão: Os resultados desta revisão evidenciam uma escassez de estudos nacionais sobre a temática, sugerindo uma carência de capacitação para se adquirir conhecimento frente ao processo de treinamento esfincteriano.
Abstract: Objective: to explore and map as national scientific evidence about the sphincter training process in children attending child education institutions. Methods: Scope analysis, recommendations from the Joanna Briggs Institute as per. This method allows to map the main concepts that support a research field, to clarify the knowledge gaps and obtain job specifications and / or the conceptual limits of a topic. In view of the above, the following research question was presented: “What is the content of the publications on the process of toilet training in children attending child education institutions?”. Searches were conducted in 5 national databases, referring to works published until April 2020. Of the 685 studies found, 7 met the inclusion criteria and were selected for full reading and included in the final sample. Results: The seven publications analyzed were published from 2007 to 2019. The selected studies on the theme were delimited at the national level and used quantitative, qualitative or qualiquantitative approaches. The objectives of the studies were similar, where most of the results converged to support the idea that the training of health professionals, educators and parents is indispensable, so that the process of acquiring sphincter control is achieved and successful. Conclusion: The results of this review show a lack of national studies on the subject, suggesting a lack of training to acquire knowledge in the face of the sphincter training process
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020.
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Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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