Título: | Contribuições de um programa de mentoria de pares para estudantes de enfermagem |
Autor(es): | Silva, Jhuly de Souza |
Orientador(es): | Franzoi, Mariana André Honorato |
Assunto: | Mentoria Estudantes universitários Estudantes universitários - desempenho acadêmico Estudantes universitários - Enfermagem |
Data de apresentação: | 2-Dez-2020 |
Data de publicação: | 15-Dez-2021 |
Referência: | SILVA, Jhuly de Souza. Contribuições de um programa de mentoria de pares para estudantes de enfermagem. 2020. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Introdução: O sucesso acadêmico está relacionado fortemente às experiências vivenciadas
pelos estudantes no primeiro ano da universidade. A integração com o curso e com a
universidade, o sentimento de pertencer à comunidade acadêmica e a redes de apoio bem
estruturadas influenciam na satisfação e permanência do estudante universitário. Nesse
contexto, a mentoria de pares destaca-se como uma intervenção de suporte, que favorece a
transição para o ensino superior, estabelecida a partir de uma aliança de crescimento e
aprendizagem entre um estudante mais experiente que ajuda, orienta e apoia outro menos
experiente em prol do desenvolvimento pessoal e acadêmico. Objetivo: Descrever os
significados e contribuições de um programa de mentoria de pares em enfermagem.
Metodologia: Estudo descritivo, de abordagem quanti-qualitativa, de corte transversal e
procedimento técnico ex-post-facto. A pesquisa foi realizada na Universidade de Brasília
(UnB) com os estudantes do curso de Enfermagem do Campus Darcy Ribeiro. Para coleta de
dados, aplicou-se questionário virtual pela plataforma Google Forms voltado a estudantes que
participam ou já participaram do Programa de Extensão Mentoria de Pares em Enfermagem
da UnB. Resultados: Os 48 estudantes que participaram do estudo, atribuíram diversos
significados ao Programa de Mentoria, principalmente de apoio, ajuda, aprendizado, amizade,
conhecimento e orientação, os quais expressam a essência do mentoring. O Programa
contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, liderança e gestão de
tempo, cruciais para a vida acadêmica e profissional. Além disso, oportunizou o exercício da
empatia, proporcionando aos estudantes um olhar mais humano para com o outro.
Conclusão: A mentoria vem contribuindo positivamente para o desenvolvimento de
habilidades cruciais à vida acadêmica e profissional dos estudantes e favorece a socialização
e a formação de uma rede de apoio segura na universidade. |
Abstract: | Introduction: Academic success is mainly related to the experiences of students in the first
year of university. The integration with the course and the university, the feeling of belonging
to the academic community and well-structured support networks influence the satisfaction
and permanence of the university student. In this context, the mentoring between pairs stands
out as a support intervention, which favors a transition to higher education, choosing from an
alliance of growth and learning between a more experienced student, who helps, guides and
supports another less experienced for personal and academic development Objective: To
describe the meanings and contributions of a mentoring program between pairs in nursing.
Methodology: A descriptive study, with a quantitative and qualitative approach, crosssectional and ex-post-facto technical procedure. The research was carried out at the
University of Brasília (UnB) with students of the Nursing course at the Darcy Ribeiro
campus. For data collection, a virtual questionnaire was applied through the Google Forms
platform to students who participate or have already participated in the UnB Student Nursing
Mentoring Project. Results: The 48 students, who participated in the study, attributed several
meanings to the Mentoring Program, mainly of support, help, learning, friendship, knowledge
and guidance, which express the essence of mentoring. The Program contributed to the
development of communication, leadership and time management skills, which are crucial for
academic and professional life. In addition, it made it possible to exercise empathy, providing
students with a more humane look at each other. Conclusion: Mentoring has contributed
positively to the development of skills that are crucial to students' academic and professional
life and favors socialization and the formation of a safe support network at the university. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.