Título: | Concepções e necessidades de formação de professores de dança para a inclusão escolar |
Autor(es): | Oliveira, Zila Nascimento |
Orientador(es): | Nunes, Alia Maria Barrios González |
Assunto: | Professores de dança - formação Dança na educação Inclusão escolar Desenvolvimento humano |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 16-Fev-2012 |
Referência: | OLIVEIRA, Zila Nascimento. Concepções e necessidades de formação de professores de dança para a inclusão escolar. 2011. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar as concepções dos professores de dança acerca da inclusão escolar. E ainda verificou a necessidade e demanda desses profissionais em relação à formação continuada na área da inclusão escolar. A referida pesquisa é de natureza qualitativa, por ser considerada mais adequada à análise de dados relativos ao desenvolvimento humano, processo que facilita a análise das concepções dos professores de dança a respeito da inclusão escolar, bem como, a reflexão de sua própria prática dentro de um contexto específico que é a escola de dança. Considerando ainda que a presença da disciplina dança no currículo da escola, tem sido apontada pela LDB e os PCNs desde 1997, como elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem, os resultados obtidos após analise dos dados são pertinentes, tanto em relação à concepção de inclusão escolar explicitada pelos professores envolvidos, quanto aos indicativos e desejo de formação continuada em inclusão escolar para aprofundamento no tema. O estudo realizado visou o aprimoramento de suas práticas pedagógicas no contexto sociocultural da escola pesquisada, garantido assim o acesso e a permanência dos alunos com NEE no espaço escolar de formação em dança. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2945 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|