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Título: Concepções e necessidades de formação de professores de dança para a inclusão escolar
Autor(es): Oliveira, Zila Nascimento
Orientador(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Assunto: Professores de dança - formação
Dança na educação
Inclusão escolar
Desenvolvimento humano
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 16-Fev-2012
Referência: OLIVEIRA, Zila Nascimento. Concepções e necessidades de formação de professores de dança para a inclusão escolar. 2011. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar as concepções dos professores de dança acerca da inclusão escolar. E ainda verificou a necessidade e demanda desses profissionais em relação à formação continuada na área da inclusão escolar. A referida pesquisa é de natureza qualitativa, por ser considerada mais adequada à análise de dados relativos ao desenvolvimento humano, processo que facilita a análise das concepções dos professores de dança a respeito da inclusão escolar, bem como, a reflexão de sua própria prática dentro de um contexto específico que é a escola de dança. Considerando ainda que a presença da disciplina dança no currículo da escola, tem sido apontada pela LDB e os PCNs desde 1997, como elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem, os resultados obtidos após analise dos dados são pertinentes, tanto em relação à concepção de inclusão escolar explicitada pelos professores envolvidos, quanto aos indicativos e desejo de formação continuada em inclusão escolar para aprofundamento no tema. O estudo realizado visou o aprimoramento de suas práticas pedagógicas no contexto sociocultural da escola pesquisada, garantido assim o acesso e a permanência dos alunos com NEE no espaço escolar de formação em dança.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2945
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