Referência: | VEIGA, Andréia de Sá. Concepções de professores ouvintes sobre o trabalho pedagógico com gêneros textuais para alunos surdos incluídos. 2011. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Pretende-se, com este trabalho, investigar sobre as concepções de professores ouvintes sobre o trabalho pedagógico com gêneros textuais no ensino da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, e sua aquisição por parte do aluno com surdez, por meio da prática da leitura, via gêneros textuais, visto que esse método pode ser um subsídio que auxiliará o professor no processo de ensino da mesma, bem como, no desenvolvimento da escrita do aluno surdo. Além disso, este trabalho evidencia a importância da linguagem nesse processo de ensino/aprendizagem de ambos assuntos. As análises dos dados foram obtidas através de um questionário, envolveu duas professoras que trabalham em uma Escola da Rede Pública Municipal de Anápolis-Go. A fundamentação teórica deste estudo pauta-se nos pressupostos teóricos de Bakthin (1992, 2000); Fernandes (1990, 1998, 2003); Marcushi (2001, 2002, 2003, 2008); Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, 2005); Quadros (1997, 2005, 2006) e Vygostsky (1988, 1989). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, uma vez que descreve os processos de ensino da Língua Portuguesa ligada à prática docente. Por meio desta pesquisa compreende-se que as análises apresentadas a partir dos dados obtidos podem contribuir de forma relevante na formação e atuação profissional do professor. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this work is to investigate listener teacher´s conceptions about the pedagogical practice with textual genre in the Portuguese teaching language in the written form, and its acquisition by students with hearing loss using the practice of reading, through textual genre, as this method may help the teacher in his teaching approach of it, as well as the development of writing of deaf students. Moreover, this work highlights the importance of language in the process of teaching and learning of both subjects. To do so, a questionnaire was done by two teachers working in a municipal public school at Anápolis-Go. This paper is based on the analysis of data obtained through the questionnarie and on the theoretical assumptions of Bakthins (1992, 2000), Fernandes (1990, 1998, 2003); Marcushi (2001, 2002, 2003, 2008); National Curriculum (1998, 2005) and Quadros (1997, 2005, 2006) and Vygotsky (1988, 1989). This is a qualitative/descriptive research and it describes the process of Portuguese teaching language associated with pedagogical practice of portuguese teachers. As a result, we came to the conclusion that the analysis presented in this research may contribute significantly in training and professional performance of the teacher. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |