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Título: Prevalência de disfunções temporomandibulares em estudantes de odontologia da Universidade de Brasília
Outros títulos: Prevalence of temporomandibular disorders in dental students at the University of Brasilia
Autor(es): Soares, Sarah Gonçalves
Orientador(es): Rezende, Liliana Vicente Melo de Lucas
Coorientador(es): Medeiros, Rodrigo Antônio de
Assunto: Disfunção temporomandibular
Estudantes universitários - saúde
Articulação temporomandibular - doenças
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 15-Dez-2021
Referência: SOARES, Sarah Gonçalves. Prevalência de disfunções temporomandibulares em estudantes de odontologia da Universidade de Brasília. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo. Este estudo avaliou a prevalência de sintomas de disfunções temporomandibulares (DTM) em estudantes de odontologia da Universidade de Brasília (UNB), por meio dos Critérios de Diagnóstico para Disfunção Temporomandibular (DC/TMD). Materiais e Métodos. Foi utilizado o questionário de sintomas e questionário de dados sociodemográficos do DC/TMD em formato digital, em estudantes de odontologia da Universidade de Brasília. Um tamanho mínimo de amostra de 104 participantes foi determinado com base no tamanho da população 220 estudantes do curso, com prevalência estimada de 15% e um intervalo de confiança de 95%. Os estudantes foram divididos por gênero e por período no curso – início, meio e fim – e classificados de acordo com a sintomatologia de DTM apresentada nos últimos 30 dias. Os dados qualitativos foram submetidos à estatística descritiva e à análise qui-quadrado (p <0,05). Resultados. Um total de 74 estudantes participaram do estudo, sendo 57 (77%) do gênero feminino e 17 (23%) do gênero masculino. Houve alta prevalência de sintomas de DTM nos estudantes, com 50 (67,5%) participantes apresentando algum sintoma de DTM. 24 (32,5%) participantes não apresentaram sintomas nos últimos 30 dias, 20 (27%) apresentaram sintomas de DTM não dolorosa e 30 (40,5%) apresentaram sintomas de DTM dolorosa. Não foi verificada associação entre gênero e sintomatologia de DTM (p=0,306). Conclusão. Alta prevalência de sintomas de DTM nos estudantes de odontologia da Universidade de Brasília. Relevância clínica. Importância do estudo de prevalência em DTM para estabelecer diagnóstico e tratamento adequados. Nos estudantes de Odontologia, além de promover a prevalência de 24 sintomas da DTM, também analisar o impacto dos fatores emocionais na saúde mental dos estudantes e nas atividades acadêmicas, buscando propor alternativas que possam melhorar o seu desempenho ao longo da graduação.
Abstract: Objective. This study evaluated the prevalence of symptoms of temporomandibular disorders (TMD) in dental students at the University of Brasília (UNB), using the Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (DC / TMD). Materials and methods. The DC / TMD symptom questionnaire and sociodemographic data questionnaire in digital format was used in dentistry students at the University of Brasília. A minimum sample size of 104 participants was determined based on the population size of 220 students of the course, with an estimated prevalence of 15% and a confidence interval of 95%. The students were divided by gender and by period in the course - beginning, middle and end - and classified according to the TMD symptoms presented in the last 30 days. Qualitative data were submitted to descriptive statistics and chi-square analysis (p <0.05). Results. A total of 74 students participated in the study, being 57 (77%) female and 17 (23%) male. There was a high prevalence of TMD symptoms in students, with 50 (67.5%) participants showing some TMD symptom. 24 (32.5%) participants had no symptoms in the last 30 days, 20 (27%) had symptoms of non-painful TMD and 30 (40.5%) had symptoms of painful TMD. There was no association between gender and TMD symptoms (p = 0.306). Conclusion. High prevalence of TMD symptoms among dentistry students at the University of Brasilia. Clinical relevance. Importance of the TMD prevalence study to establish adequate diagnosis and treatment. In dentistry student’s, in addition to promoting the prevalence of TMD symptoms, they also analyze the impact of emotional factors on student’s mental health and academic activities, seeking to propose alternatives that can improve their performance throughout graduation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2021.
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