Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2941
Título: | Estratégias de ensino-aprendizagem com o deficiente intelectual |
Autor(es): | Cardoso, Cristiane Alves |
Orientador(es): | Ramos, Patrícia C. Campos |
Assunto: | Deficientes mentais - educação Educação especial |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 16-Fev-2012 |
Referência: | CARDOSO, Cristiane Alves. Estratégias de ensino-aprendizagem com o deficiente intelectual. 2011. 68 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi estudar e colocar em prática estratégias para facilitar o processo de ensino-aprendizagem com crianças com Deficiência Intelectual. A metodologia empregada buscou alcançar resultados qualitativos, através do acompanhamento da vida acadêmica e sócio-cultural de um aluno com deficiência intelectual, matriculado em turma regular de uma escola pública do DF. Os resultados alcançados demonstraram que o acompanhamento diferenciado e adequado às especificidades e necessidades do aluno contribuiu, significativamente e positivamente, no processo de ensino-aprendizagem. A conclusão a que chegamos, inspirados em Vigotski, é que o olhar do educador deve estar sempre voltado para as potencialidades do educando e nunca, como corriqueiramente ocorre, para as suas deficiências e limitações. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2941 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.