Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29403
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KamilaSantos_PaulaSantos_tcc.pdf7,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de Segunda Língua em uma perspectiva lúdica
Autor(es): Santos, Kamila
Santos, Paula
Orientador(es): Pires, Flávia de Oliveira Maia
Assunto: Festas religiosas
Língua portuguesa - estudo e ensino
Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL)
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 14-Dez-2021
Referência: SANTOS, Kamila; SANTOS, Paula. O ensino de Segunda Língua em uma perspectiva lúdica. 2020. 12 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O trabalho visa apresentar a cultura da festa junina e o ambiente escolar para falantes de português como segunda língua através da elaboração de duas unidades didáticas, com o foco no léxico para o público infantil de hispano falantes, aplicado algumas das atividades no decorrer da produção com o público da Venezuela, que é uma das maiores demandas da rede de ensino público do Distrito Federal. Tendo por objetivos a produção das unidades didáticas com abordagem intercultural e lúdica, descrevendo os principais costumes durante a festa e características presentes no dia a dia de uma escola brasileira, instigando o(a) aluno(a) a conhecer a cultura da festa junina e o cotidiano vivenciado nas escolas no Brasil, além de apresentar a temática e o conteúdo com uma abordagem específica para falantes de L2, trazendo também uma abordagem de língua de acolhimento numa perspectiva multiculturalista interacional. As unidades produzidas fazem parte do projeto na Universidade de Brasília, “Português do Brasil Como Segunda Língua - L2 a estrangeiros, surdos e indígenas: UnB + SEEDF(Secretaria de Educação do Distrito Federal).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.