Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barros, João Pedro Leite | - |
dc.contributor.author | Dantas, Victor Willian Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Victor Willian Ribeiro. O Sistema Regulatório Brasileiro como instrumento assecuratório dos Direitos das Crianças e Adolescentes: uma análise do combate à publicidade infantil no Brasil. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como escopo a exposição e análise do sistema regulatório da
publicidade infantil no país. Assim, o estudo efetua um exame acerca dos conceitos básicos de
publicidade, bem como da situação de vulnerabilidade da criança e do adolescente na relação
de consumo, de forma a ser necessário a criação de um escudo de direitos para proteção desse
grupo. Nessa senda, apresentam-se, a priori, as impressões primárias sobre o que é publicidade,
de forma a se valer dos ensinamentos da dogmática nacional para preceituação dos fundamentos
em abstrato. A posteriori, analisar-se-á o ordenamento legal que regula a publicidade infantil
em âmbito nacional. À vista disso, explora-se a eficácia do sistema normativo de regulação e
seus agentes de fiscalização, de modo a apontar os acertos e desacertos da legislação, bem como
as eventuais lacunas existentes no exercício da função regulatória. Por fim, examina-se,
também, três casos paradigmáticos que demostram a situação de fragilidade das crianças e
adolescentes no país, e ratificam a necessidade de medidas assecuratórias no combate a desvios
publicitários. São casos que demonstram possíveis formas de ilícitos publicitários, de modo a
revelar as dificuldades do ordenamento jurídico em exercer suas funções regulatória,
fiscalizatória e sancionadora, que passa a depender da análise sistêmica e deontológica de todo
ordenamento, por parte do Poder Judiciário. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicidade e crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo (Publicidade) | pt_BR |
dc.title | O Sistema Regulatório Brasileiro como instrumento assecuratório dos Direitos das Crianças e Adolescentes : uma análise do combate à publicidade infantil no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-08T14:12:14Z | - |
dc.date.available | 2021-12-08T14:12:14Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29350 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This essay seeks to highlight and analyse the regulatory system pertaining to advertising
aimed at children in Brazil. Hence, this paper assesses basic concepts of advertising, as well as
the children and adolescents’ vulnerable position in consumption interactions. As such it is of
paramount importance to establish a shield of rights to safeguard them. Therefore, firstily it will
be presented a general view of advertising in order to define it in accordance to current national
developments in this field. Secondly there will be a comprehensiv reviw of the applied legal
statues in the country in regard to advertising aimed at children. In view of this, it will examine
the effectiveness of the regulatory system and its inspection agents in order to point out the
legislation’s strengths and shortcomings in addition to identifying possible gaps existing in the
exercise of the regulatory activity. Lastly it will be discussed three paradigmatic cases that
demonstrade the fragile situation of children and adolescents in the country and ratify the need
for additional legal protaction to deter any and all diviations from good advertising practics.
These cases display possible occurrences of advertising illegalities and retrace many challenges
facing the State’s regulatory, oversight and sanctioning capabilities, which in turn demand of
the Courts a sistematic and deontological analysis of the entire legal system. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
|