Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.author | Silva, Davi Matias Dutra da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Davi Matias Dutra da. Sensibilidade à taxa de deformação em materiais submetidos ao ensaio de tração. 2020. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A sensibilidade à taxa de deformação de cada material não deve ser negligenciada,
pois a mesma pode impactar diretamente nas propriedades do material. Visto que a
tensão de escoamento aumenta com o incremento da taxa de deformação, uma
análise minuciosa do componente estrutural deve ser realizada utilizando o método
experimental adequado, pois ao se utilizar altas taxas de deformação trabalhos
experimentais comprovam que o ensaio de tração necessita ser realizado em
equipamentos específicos, como a barra de Hopkinson. A tensão de escoamento é o
parâmetro limitador mais utilizado em projetos de engenharia, assim definir se um
componente estrutural atingirá o limite de escoamento é um parâmetro essencial
para um projeto que deve apresentar um alto grau de confiabilidade, pois se deseja
que sua solicitação esteja dentro da fase elástica. No entanto, em projetos que são
submetidos a carregamentos de impacto, os materiais são submetidos a altas taxas
de deformação ou de velocidades. O modelo constitutivo de fundamentação
mecânica empírica de Johnson Cook será utilizado para descrever o comportamento
mecânico do alumínio AA1200 e do aço inox 304, pois este é o método mais
utilizado ao se trabalhar com materiais dúcteis submetidos a condições de alta taxa
de deformação em ensaios de tração, controlando tanto a taxa de deformação como
a velocidade de descolamento do cilindro durante o ensaio. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ligas de alumínio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alumínio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deformações e tensões | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materiais - fadiga | pt_BR |
dc.title | Sensibilidade à taxa de deformação em materiais submetidos ao ensaio de tração | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T14:16:41Z | - |
dc.date.available | 2021-12-02T14:16:41Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29331 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The strain rate sensitivity of each material should not be neglected because that can
directly impact the properties of the material. Since the yield strength increase with
the increase of the strain rate thorough analysis of the structural component must be
performed using the appropriate experimental method. When using high strain rates
experimental works proves that the tensile test needs to be carried out in specific
equipment, such as the Hopkinson bar. The yield strength is the limiting parameter
most used in engineering projects so defining whether a structural component will
reach the yield strength limit is an essential parameter for a project that must have
high degree of reliability because it’s desired that your request should be in the
elastic phase. However, in designs that are subject to impact loads, the material is
subjected to high strain rates or high speed. Johnson Cook’s model of empirical
mechanical foundation will be used to describe the mechanical behavior of aluminum
AA1200 and stainless steel 304. Johnson Cook’s model is the most used method
when working with ductile materials subjected to conditions of high strain rates in
tests of traction, controlling the strain rate and the speed of detachment of the
cylinder during the test. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
|