Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Fernanda Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | Costa, Rita Mara Reis | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Rita Mara Reis. Relato da influência da família no processo de inclusão de uma aluna surda. 2011. 80 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo refletir sobre a contribuição da família no desenvolvimento de um aluno surdo, para tanto, a pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa, tendo-se utilizado de entrevistas semi-estruturadas e conversas informais com os participantes. Para a análise dos dados foram utilizadas as narrativas colhidas durante a entrevista, a partir das quais percebeu-se a importância atribuída à relação estabelecida entre a família e a escola no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno surdo. No que se refere à inclusão, verifica-se que o conceito dos participantes está mais próximo daquilo que propõe a integração escolar, tendo em vista que se restringe à possibilidade de a aluna ser matriculada em uma classe regular e de freqüentar as aulas. Em se tratando da influência da família no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, os participantes afirmaram que é ela quem motiva e incentiva o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno surdo, confiando em suas capacidades e potencialidades para interagir com o meio social. Dessa forma, concluiu-se que a família é um contexto relevante para o desenvolvimento da pessoa surda, devendo agir em parceria com a escola, com vistas a otimização do processo de ensino-aprendizagem. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Lar e escola | en |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | en |
dc.title | Relato da influência da família no processo de inclusão de uma aluna surda | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-02-15T10:00:19Z | - |
dc.date.available | 2012-02-15T10:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2012-02-15T10:00:19Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2932 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2932 | - |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|