Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2932
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RitaMaraReisCosta.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Fernanda Rodrigues da-
dc.contributor.authorCosta, Rita Mara Reis-
dc.identifier.citationCOSTA, Rita Mara Reis. Relato da influência da família no processo de inclusão de uma aluna surda. 2011. 80 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo refletir sobre a contribuição da família no desenvolvimento de um aluno surdo, para tanto, a pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa, tendo-se utilizado de entrevistas semi-estruturadas e conversas informais com os participantes. Para a análise dos dados foram utilizadas as narrativas colhidas durante a entrevista, a partir das quais percebeu-se a importância atribuída à relação estabelecida entre a família e a escola no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno surdo. No que se refere à inclusão, verifica-se que o conceito dos participantes está mais próximo daquilo que propõe a integração escolar, tendo em vista que se restringe à possibilidade de a aluna ser matriculada em uma classe regular e de freqüentar as aulas. Em se tratando da influência da família no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, os participantes afirmaram que é ela quem motiva e incentiva o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno surdo, confiando em suas capacidades e potencialidades para interagir com o meio social. Dessa forma, concluiu-se que a família é um contexto relevante para o desenvolvimento da pessoa surda, devendo agir em parceria com a escola, com vistas a otimização do processo de ensino-aprendizagem.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.subject.keywordSurdos - educaçãoen
dc.titleRelato da influência da família no processo de inclusão de uma aluna surdaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-02-15T10:00:19Z-
dc.date.available2012-02-15T10:00:19Z-
dc.date.issued2012-02-15T10:00:19Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2932-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2932-
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons