Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2931
Título: | Inclusão do estudante disléxico no contexto escolar |
Autor(es): | Gomes, Rilda Antônia |
Orientador(es): | Nogueira, Cleia Alves |
Assunto: | Dislexia Desenvolvimento humano Alfabetização Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 15-Fev-2012 |
Referência: | GOMES, Rilda Antônia. Inclusão do estudante disléxico no contexto escolar. 2011. 88 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo pesquisar a inclusão do estudante disléxico no contexto escolar, bem como, investigar a atuação da escola e da família para que a inclusão escolar desse estudante no processo ensino-aprendizagem seja possível. A dislexia é considerada um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área de escrita, leitura e soletração. Participaram deste estudo nove sujeitos de uma escola da rede pública de ensino, situada na zona rural do Distrito Federal. Fizeram parte da amostra, seis docentes; um aluno diagnosticado com dislexia; a mãe e o pai desse aluno. A pesquisa focou um aluno com dislexia, que encontrava-se matriculado em uma classe de 3° ano (2ª série) do Ensino Fundamental. Observou-se o aluno em seu contexto escolar, com objetivo de construir dados para a elaboração das entrevistas e questionários a serem realizados com os participantes. Utilizou entrevistas semi-estruturadas com os pais e aluno; questionários com o corpo docente. Os resultados indicaram que a inclusão escolar do estudante pesquisado tem sido um processo contínuo. Aos poucos, seu desenvolvimento e aprendizado têm melhorado, de acordo com as possibilidades disponíveis na escola. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2931 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons