Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2931
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RildaAntoniaGomes.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNogueira, Cleia Alves-
dc.contributor.authorGomes, Rilda Antônia-
dc.identifier.citationGOMES, Rilda Antônia. Inclusão do estudante disléxico no contexto escolar. 2011. 88 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo pesquisar a inclusão do estudante disléxico no contexto escolar, bem como, investigar a atuação da escola e da família para que a inclusão escolar desse estudante no processo ensino-aprendizagem seja possível. A dislexia é considerada um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área de escrita, leitura e soletração. Participaram deste estudo nove sujeitos de uma escola da rede pública de ensino, situada na zona rural do Distrito Federal. Fizeram parte da amostra, seis docentes; um aluno diagnosticado com dislexia; a mãe e o pai desse aluno. A pesquisa focou um aluno com dislexia, que encontrava-se matriculado em uma classe de 3° ano (2ª série) do Ensino Fundamental. Observou-se o aluno em seu contexto escolar, com objetivo de construir dados para a elaboração das entrevistas e questionários a serem realizados com os participantes. Utilizou entrevistas semi-estruturadas com os pais e aluno; questionários com o corpo docente. Os resultados indicaram que a inclusão escolar do estudante pesquisado tem sido um processo contínuo. Aos poucos, seu desenvolvimento e aprendizado têm melhorado, de acordo com as possibilidades disponíveis na escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDislexiaen
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanoen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleInclusão do estudante disléxico no contexto escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-02-15T09:56:19Z-
dc.date.available2012-02-15T09:56:19Z-
dc.date.issued2012-02-15T09:56:19Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2931-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2931-
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons