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Título: Percepções de estudantes frente à gravidez não planejada na universidade : uma revisão integrativa
Autor(es): Nascimento, Mariana Ferreira do
Orientador(es): Griboski, Rejane Antonello
Assunto: Gravidez
Gravidez na adolescência
Estudantes universitários
Estudantes universitários - saúde
Universidade
Mulheres grávidas
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 29-Nov-2021
Referência: NASCIMENTO, Mariana Ferreira do. Percepções de estudantes frente à gravidez não planejada na universidade: uma revisão integrativa. 2019. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: Existem inúmeras pesquisas científicas que abordam aspectos positivos e negativos relacionados à gravidez na adolescência, entretanto, ainda são mínimos os estudos que investigam os desafios enfrentados por estudantes universitárias que engravidam no decorrer da graduação. Diante dessa realidade, interessa-nos saber as percepções das estudantes frente à gravidez não planejada durante a permanência na universidade a partir de estudos publicados nas literaturas científicas disponíveis no meio acadêmico. Objetivo: Identificar as percepções, as dificuldades acadêmicas e a existência de locais de apoio para jovens universitárias grávidas ou puérperas, a partir de estudos publicados em literaturas científicas entre 2009 e 2019. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura realizada nas bases de dados eletrônicas Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (PubMed/MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), a partir dos descritores “Perception”; “Students”; “Pregnancy unplanned”; “Universities”, assim como seus correspondentes em português. Resultados e Discussão: Foram incluídos 7 estudos de abordagem qualitativa, que foram integrados em dois eixos temáticos, são eles: dificuldades enfrentadas por gestantes/mães universitárias e as soluções propostas por essas gestantes/mães que auxiliariam nesse processo. Grande parte das mulheres que se encontravam no processo de gestar ou que já são mães relataram dificuldades quanto a associação de duas vidas, a de se preparar para as mudanças que ocorrem na gestação, sejam elas físicas, mentais e/ou sociais, ou ainda a de conviver com toda a mudança de rotina das que já são mães, com a vida acadêmica, e que faltam aporte para essas mulheres dentro das universidades. Considerações Finais: Apesar do tema ser de total importância para debates da atualidade, os estudos acerca dessa temática são limitados, boa parte dos estudos disponíveis são focados na adolescência, ou não foram publicados em bases científicas. São necessárias novas pesquisas envolvendo outras abordagens e metodologias sobre o tema que possibilitem novos resultados.
Abstract: Introduction: There are numerous scientific research that addresses positive and negative aspects related to teenage pregnancy, however, studies are still minimal that investigate the challenges faced by university students who become pregnant during graduation. In view of this reality, we are interested in knowing the perceptions of students in the face of unplanned pregnancy during the stay at the university from studies published in the scientific literatures available in the academic environment. Objective: Identify perceptions, academic difficulties and the existence of support sites for pregnant or postpartum young university students, based on studies published in scientific literature between 2009 and 2019. Methodology: This is an Integrative Review of the Literature carried out in the electronic databases Medical Literature Analysis and Retrieval System online (PubMed/MEDLINE), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and Scientific Electronic Library Online (SciELO), based on the descriptors "Perception"; "Students"; "Unplanned Pregnancy"; Universities, as well as their correspondents in Portuguese. Results and Discussion: We included 7 qualitative studies, which were integrated into two thematic axes, are: difficulties faced by pregnant women/university mothers and the solutions proposed by these pregnant/mothers who would assist in this process. Most of the women who were in the process of gestate or who are already mothers reported difficulties regarding the association of two lives, to prepare for the changes that occur in pregnancy, whether physical, mental and/or social, or to live with all the routine change of those who are already mothers, with academic life, and that there is a lack of contribution for these women within universities. Final Considerations: Although the theme is of total importance for current debates, studies on this theme are limited, most of the available studies are focused on adolescence, or have not been published on scientific bases. New research is needed involving other approaches and methodologies on the subject that enable new results.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
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Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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