Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Griboski, Rejane Antonello | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Mariana Ferreira do | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Mariana Ferreira do. Percepções de estudantes frente à gravidez não planejada na universidade: uma revisão integrativa. 2019. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Existem inúmeras pesquisas científicas que abordam aspectos positivos e
negativos relacionados à gravidez na adolescência, entretanto, ainda são mínimos os estudos
que investigam os desafios enfrentados por estudantes universitárias que engravidam no
decorrer da graduação. Diante dessa realidade, interessa-nos saber as percepções das
estudantes frente à gravidez não planejada durante a permanência na universidade a partir de
estudos publicados nas literaturas científicas disponíveis no meio acadêmico. Objetivo:
Identificar as percepções, as dificuldades acadêmicas e a existência de locais de apoio para
jovens universitárias grávidas ou puérperas, a partir de estudos publicados em literaturas
científicas entre 2009 e 2019. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura
realizada nas bases de dados eletrônicas Medical Literature Analysis and Retrieval System
on-line (PubMed/MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da
Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), a partir dos descritores
“Perception”; “Students”; “Pregnancy unplanned”; “Universities”, assim como seus
correspondentes em português. Resultados e Discussão: Foram incluídos 7 estudos de
abordagem qualitativa, que foram integrados em dois eixos temáticos, são eles: dificuldades
enfrentadas por gestantes/mães universitárias e as soluções propostas por essas gestantes/mães
que auxiliariam nesse processo. Grande parte das mulheres que se encontravam no processo
de gestar ou que já são mães relataram dificuldades quanto a associação de duas vidas, a de se
preparar para as mudanças que ocorrem na gestação, sejam elas físicas, mentais e/ou sociais,
ou ainda a de conviver com toda a mudança de rotina das que já são mães, com a vida
acadêmica, e que faltam aporte para essas mulheres dentro das universidades. Considerações
Finais: Apesar do tema ser de total importância para debates da atualidade, os estudos acerca
dessa temática são limitados, boa parte dos estudos disponíveis são focados na adolescência,
ou não foram publicados em bases científicas. São necessárias novas pesquisas envolvendo
outras abordagens e metodologias sobre o tema que possibilitem novos resultados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gravidez | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gravidez na adolescência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres grávidas | pt_BR |
dc.title | Percepções de estudantes frente à gravidez não planejada na universidade : uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-29T12:18:00Z | - |
dc.date.available | 2021-11-29T12:18:00Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29281 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: There are numerous scientific research that addresses positive and negative
aspects related to teenage pregnancy, however, studies are still minimal that investigate the
challenges faced by university students who become pregnant during graduation. In view of
this reality, we are interested in knowing the perceptions of students in the face of unplanned
pregnancy during the stay at the university from studies published in the scientific literatures
available in the academic environment. Objective: Identify perceptions, academic difficulties
and the existence of support sites for pregnant or postpartum young university students, based
on studies published in scientific literature between 2009 and 2019. Methodology: This is an
Integrative Review of the Literature carried out in the electronic databases Medical Literature
Analysis and Retrieval System online (PubMed/MEDLINE), Latin American and Caribbean
Literature in Health Sciences (LILACS) and Scientific Electronic Library Online (SciELO),
based on the descriptors "Perception"; "Students"; "Unplanned Pregnancy"; Universities, as
well as their correspondents in Portuguese. Results and Discussion: We included 7
qualitative studies, which were integrated into two thematic axes, are: difficulties faced by
pregnant women/university mothers and the solutions proposed by these pregnant/mothers
who would assist in this process. Most of the women who were in the process of gestate or
who are already mothers reported difficulties regarding the association of two lives, to prepare
for the changes that occur in pregnancy, whether physical, mental and/or social, or to live
with all the routine change of those who are already mothers, with academic life, and that
there is a lack of contribution for these women within universities. Final Considerations:
Although the theme is of total importance for current debates, studies on this theme are
limited, most of the available studies are focused on adolescence, or have not been published
on scientific bases. New research is needed involving other approaches and methodologies on
the subject that enable new results. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
|