Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29275
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RosaliaSouzaGomes_tcc.pdf969,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Criação do Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro : resgate histórico
Autor(es): Gomes, Rosalia Souza
Orientador(es): Faustino, Andréa Mathes
Assunto: Enfermagem
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Centros acadêmicos
Movimentos estudantis
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 29-Nov-2021
Referência: GOMES, Rosalia Souza. Criação do Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro: resgate histórico. 2019. 47 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: O interesse pela produção de um conhecimento histórico sobre o Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, abrangendo os seus primeiros anos de funcionamento, e iniciou-se pela necessidade de preencher algumas lacunas relativas à sua criação e desenvolvimento. Foi delimitado, portanto, como objeto de estudo, a criação e desenvolvimento do primeiro órgão de representação estudantil do curso de enfermagem da UnB entre os anos de 1982 e 1990. Objetivo: Descrever a história da criação do Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Brasília. Método: Trata-se de estudo qualitativo de natureza histórico-social, fundamentado na pesquisa oral com docentes e ex-alunos do curso de enfermagem que tiveram relação com a criação e consolidação do Centro Acadêmico de enfermagem, e do levantamento e sistematização de documentos oficias da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), Departamento e do próprio Centro Acadêmico. Resultados: No total obtivemos a entrevista de 6 participantes, sendo 1 docente (Terra), e 5 egressos Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno do curso, que vivenciaram o período de tempo do Curso de Enfermagem da UnB no período de formação do Centro Acadêmico nos anos de 1982 a 1990. Discussão: O ingresso e a permanência no Centro Acadêmico de Enfermagem, em seu início, estavam atrelados a necessidade de defender os interesses coletivos e no auxilio as demandas emergentes dos estudantes de enfermagem, assim como, na criação de uma representação política para o curso de Enfermagem. As motivações e as propostas dos acadêmicos ao ingressarem no movimento estudantil por meio da participação no Centro Acadêmico eram de múltiplas ordens. Conclusão: A participação ativa e engajada dos entrevistados no processo de politização e melhoria do curso de enfermagem da UnB é nítida em seus discursos, e nos frutos que suas gestões deixaram.
Abstract: Introduction: The interest in the production of historical knowledge about the Academic Nursing Center of the University of Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, covering its first years of operation, and began with the need to fill some gaps related to its creation. and development. Therefore, as object of study, the creation and development of the first student representation body of the UnB nursing course between 1982 and 1990 was delimited. Objective: To describe the history of the creation of the Academic Nursing Center of the University of Brasilia. Method: This is a qualitative study of historical-social nature, based on oral research with teachers, former teachers and former students of the nursing course that were related to the creation and consolidation of the Academic Nursing Center, and the survey and systematization of official documents of the Faculty of Health Sciences (FS), Department and the Academic Center itself. Results: In total we obtained the interview of 6 participants, 1 teacher (Earth), and 5 graduates Mercury, Venus, Mars, Jupiter and Saturn of the course, all who experienced the time period of the Nursing Course of UnB in the period of formation. Academic Center in the years 1982 to 1990. Discussion: The entrance and permanence in the Academic Center of Nursing, in its beginning, were linked to the need to defend the collective interests and to help the emerging demands of nursing students, as well as creation of a political representation for the Nursing course. The motivations and proposals of academics to join the student movement through participation in the Academic Center were of multiple orders. Conclusion: The active and engaged participation of respondents in the process of politicization and improvement of UnB's nursing course is clear in their speeches, and in the fruits that their managements left.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.