Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Faustino, Andréa Mathes | - |
dc.contributor.author | Gomes, Rosalia Souza | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Rosalia Souza. Criação do Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro: resgate histórico. 2019. 47 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O interesse pela produção de um conhecimento histórico sobre o Centro
Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro,
abrangendo os seus primeiros anos de funcionamento, e iniciou-se pela necessidade de
preencher algumas lacunas relativas à sua criação e desenvolvimento. Foi delimitado, portanto,
como objeto de estudo, a criação e desenvolvimento do primeiro órgão de representação
estudantil do curso de enfermagem da UnB entre os anos de 1982 e 1990. Objetivo: Descrever
a história da criação do Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Brasília.
Método: Trata-se de estudo qualitativo de natureza histórico-social, fundamentado na pesquisa
oral com docentes e ex-alunos do curso de enfermagem que tiveram relação com a criação e
consolidação do Centro Acadêmico de enfermagem, e do levantamento e sistematização de
documentos oficias da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), Departamento e do próprio Centro
Acadêmico. Resultados: No total obtivemos a entrevista de 6 participantes, sendo 1 docente
(Terra), e 5 egressos Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno do curso, que vivenciaram o
período de tempo do Curso de Enfermagem da UnB no período de formação do Centro
Acadêmico nos anos de 1982 a 1990. Discussão: O ingresso e a permanência no Centro
Acadêmico de Enfermagem, em seu início, estavam atrelados a necessidade de defender os
interesses coletivos e no auxilio as demandas emergentes dos estudantes de enfermagem, assim
como, na criação de uma representação política para o curso de Enfermagem. As motivações e
as propostas dos acadêmicos ao ingressarem no movimento estudantil por meio da participação
no Centro Acadêmico eram de múltiplas ordens. Conclusão: A participação ativa e engajada
dos entrevistados no processo de politização e melhoria do curso de enfermagem da UnB é
nítida em seus discursos, e nos frutos que suas gestões deixaram. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centros acadêmicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimentos estudantis | pt_BR |
dc.title | Criação do Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro : resgate histórico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-29T11:45:46Z | - |
dc.date.available | 2021-11-29T11:45:46Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29275 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: The interest in the production of historical knowledge about the Academic
Nursing Center of the University of Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, covering its first
years of operation, and began with the need to fill some gaps related to its creation. and
development. Therefore, as object of study, the creation and development of the first student
representation body of the UnB nursing course between 1982 and 1990 was delimited.
Objective: To describe the history of the creation of the Academic Nursing Center of the
University of Brasilia. Method: This is a qualitative study of historical-social nature, based on
oral research with teachers, former teachers and former students of the nursing course that were
related to the creation and consolidation of the Academic Nursing Center, and the survey and
systematization of official documents of the Faculty of Health Sciences (FS), Department and
the Academic Center itself. Results: In total we obtained the interview of 6 participants, 1
teacher (Earth), and 5 graduates Mercury, Venus, Mars, Jupiter and Saturn of the course, all
who experienced the time period of the Nursing Course of UnB in the period of formation.
Academic Center in the years 1982 to 1990. Discussion: The entrance and permanence in the
Academic Center of Nursing, in its beginning, were linked to the need to defend the collective
interests and to help the emerging demands of nursing students, as well as creation of a political
representation for the Nursing course. The motivations and proposals of academics to join the
student movement through participation in the Academic Center were of multiple orders.
Conclusion: The active and engaged participation of respondents in the process of politicization
and improvement of UnB's nursing course is clear in their speeches, and in the fruits that their
managements left. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
|