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Título: Blá blá blá publicitário : série animada sobre os jargões da área
Autor(es): Freitas, Bárbara Pedreira de
Orientador(es): Souza, Luciano Mendes de
Assunto: Publicidade
Jargões
Propaganda
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 24-Nov-2021
Referência: FREITAS, Bárbara Pedreira de. Blá blá blá publicitário: série animada sobre os jargões da área. 2020. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A linguagem é uma forma de se comunicar, de acessar algumas pessoas e excluir outras. Na Publicidade, é realizado o estudo do receptor, para que a mensagem seja personalizada e atinja de forma mais eficiente possível quem a recebe. Porém, no meio de convívio dos publicitários, a comunicação pode se tornar excludente. Isso ocorre quando profissionais da área escolhem terminologias inacessíveis ao falar com diferentes públicos, como clientes e estudantes. Por meio de uma série animada, este trabalho conta com personagens representativos do ambiente da comunicação, que vivem situações do dia a dia com inserções inusitadas de termos publicitários. Cada episódio desloca um jargão para cenários cotidianos, propondo uma reflexão cômica do uso exagerado de termos técnicos por publicitários e para explicá-los de forma lúdica a alunos. A nomenclatura é explicada ao final em seu sentido dentro da publicidade, usando linguagem metalinguística em seu próprio sentido semântico.
Abstract: Language has the power to communicate, access some people and exclude others. In Advertising, there is the study of the public, so that the message is personalized and reaches the recipient as efficiently as possible. However, in the environment of advertising, communication can become exclusive. This occurs when professionals in the field choose terminologies that are inaccessible when speaking to different audiences, such as clients and students. Through an animated series, this work shows specific characters representing the communication environment, who live everyday situations with unusual insertions of advertising terms. Each episode shifts jargon to everyday scenarios, proposing a comic reflection of the abuse of technical terms by advertisers and to getting students to know them in a fun way. The concept is explained at the end in its meaning within advertising, using metalinguistic language in its own semantic sense.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.29259
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